sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Italianos na tela

- Publicidade -
Entre os anos 60 e 70 a Itália estava no centro do cinema mundial. Era a geração de ouro de Federico Fellini, Michelangelo Antonioni, Luchino Visconti, Pier Paolol Pasolini e outros grandes nomes em gêneros diversos, como Dario Argento, no terror, e Sergio Leone, no faroeste. Depois dessa época entrou-se num longo período de baixa. Mas nos anos recentes a produção começou a dar sinais de renascimento com obras que ganharam relevância no cenário internacional. Um panorama dessa produção do “país da bota” poderá ser conferido na “8 ½ Festa do Cinema Italiano”. Realizada no Brasil desde 2014, a mostra pela primeira vez contemplou Natal na programação. Na capital potiguar as sessões vão de 15 a 21 de agosto, sempre no Moviecom Praia Shopping.

Documentário Michelangelo - Infinito integra a série de filmes A Grande Arte no Cinema

Documentário “Michelangelo – Infinito” integra a série de filmes ‘A Grande Arte no Cinema’

Serão exibidos em Natal onze longas-metragens. O destaque vai para a sessão especial, com o filme  “A Melhor Juventude” (2003), de Marco Tullio Giordana. Um clássico contemporâneo que narra a trajetória de uma família dos anos 60 até os 2000, retratando algumas das fases mais intensas da recente história italiana. A obra foi agraciada com o prêmio de melhor filme da mostra Um Certo Olhar, no Festival de Cannes de 2003.

Outro destaque é a premiére nacional de “Silvio e os Outros”, obra mais recente do aclamado diretor Paolo Sorrentino (“A Grande Beleza”). No longa ele retrata a vida do controverso ex-primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi.

Também na lista de pré-estreias estão “Lucia Cheia de Graça”, de Gianni Zanasi, exibido na Quinzena dos Realizadores no  Festival de Cannes 2018; “Noite Mágica”, o novo longa do consagrado Paolo Virzì; “Euforia”, filme de Valeria Golino; a emocionante história de “Dafne”, de Federico Bondi; “Desafio de um Campeão”, de Leonardo D’Agostini; e “Bangla”, de Phaim Bhuiyan, que acaba de receber o prêmio de Melhor Comédia Italiana de 2019 segundo os críticos italianos. Além desses, há também “Entre Tempos”, de Valerio Mieli, uma poética reflexão sobre um amor nunca esquecido.

Grandes nomes da arte mundial

No ano em que se comemoram os 500 anos da morte de Leonardo Da Vinci, gênio renascentista, o festival resolveu prestar sua homenagem ao grandes mestres do Renascimento. Todo o material de divulgação da mostra tem como base recriações contemporâneas de obras clássicas de Caravaggio, Botticelli, Raffaello, Michelangelo Buonarroti e  Leonardo Da Vinci.

Vida do controverso político Berlusconi é retratada em filme

Vida do controverso político Berlusconi é retratada em filme

Mas a homenagem vai além, chegando à programação. Durante o festival serão exibidos em pré-estreia “Michelangelo – Infinito”, de Emanuele Imbucci, e “Caravaggio – A Alma e o Sangue”, de Jesus Garcés Lambert. Os dois filmes fazem parte do ciclo “A Grande Arte no Cinema”, uma série de documentários de grande impacto que serão exibidos nas salas brasileiras a partir de outubro.

Serviço
“8 ½ Festa do Cinema Italiano”

Moviecom Praia Shopping

De 15 a 21 de agosto, das 14h às 21h.

Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Confira a sinopse e os horários dos filmes:
“Silvio e os Outros” (2018), de Paolo Sorrentino
Com Toni Servillo no papel de Berlusconi, “Silvio e os Outros” descreve a decadência do reino do ex-primeiro ministro italiano, sobretudo, da sua corte. Empreendedores, cortesãos, políticos corruptos, bobos, acrobatas, todo o circo em torno de Berlusconi é mostrado. [18 anos].

Horários: Dia 17, às 21h; dia 19, às 18h; e dia 21, às 16h.

“Noite Mágica” (2018), de Paolo Virzì
Um grande produtor de cinema é encontrado morto no rio Tibre e os principais suspeitos são três jovens roteiristas. Enquanto os amigos passam a noite na delegacia sendo interrogados pela polícia, eles revivem sua tumultuada e emocionante jornada pelas ruas de Roma, nos suspiros finais da era gloriosa do grande cinema italiano. [16 anos].

Horários: Dia 16, às 21h; dia 20, às 16h20.

“Euforia” (2018), de Valeria Golino
Matteo é um jovem e bem sucedido homem de negócios, charmoso e enérgico. Já Ettore é um homem calmo e justo, professor do segundo ano. Dois irmãos de personalidades opostas. A vida vai forçá-los a reviver uma situação difícil, que vai culminar em um conhecimento mais profundo um do outro, em um vórtex de fragilidade e euforia. [14 anos].

Horários: Dia 15, às 21h; dia 18, às 21h; dia 20, às 14h.

“Lucia Cheia de Graça” (2018), de Gianni Zanasi
Estrelado por Alba Rohrwacher e Elio Germano, Troppa Grazia conta a história de Lucia, uma mãe solo que luta para encontrar o equilíbrio entre os cuidados com a filha e a sua carreira como topógrafa. O seu futuro sofre uma reviravolta devido às aparições de uma insistente “Nossa Senhora”, determinada a dar um novo rumo a vida de Lucia. [12 anos].

Horários: Dia 17, às 18h40; dia 18, às 14h; e dia 20, às 18h40.

“Entre Tempos” (2018), de Valerio Mieli
Lui (Luca Marinelli) e Lei (Linda Caridi) são duas pessoas completamente diferentes, mas que formam um casal intenso e apaixonado. Juntos durante anos, seus sentimentos estão em conflito constante, revelando uma montanha-russa emocional entre eles: enquanto Lui acredita em um futuro brilhante, Lei não consegue deixar de viver no passado. Ao longo dos anos, o par colecionou frustrações, alegrias, tristezas e angústias. [14 anos].

Horários: Dia 19, às 14h; e dia 21, às 21h.

“Bangla” (2019), de Phaim Bhuiyan
Uma comédia honesta sobre integração e identidade. A história é inspirada na vida de Phaim Bhuiyan, trazendo inclusive o próprio no papel principal: um jovem oriundo do Bangladesh, que vive no subúrbio de Roma. Ele vai precisar lidar com tradições familiares depois de se apaixonar por uma garota italiana. [14 anos].

Horário: Dia 18, às 18h40; dia 19, às 16h; e dia 21, às 14h.

“Desafio de um Campeão” (2019), de Leonardo D’Agostini
Christian é uma estrela do futebol. Valerio é um professor arisco e solitário. Vindos de dois mundos diferentes, os dois deverão encontrar forças um no outro, quando Valerio é destacado para ajudar Christian a controlar o seu temperamento depois de causar problemas em campo. [Livre].

Horários: Dia 19, às 21h; e dia 21, às 19h.

“Dafne” (2019), de Federico Bondi
Dafne é uma jovem e determinada mulher com síndrome de Down. Após a morte inesperada de sua mãe, precisa aprender a se conciliar com seu pai, assumindo papel essencial na vida dele quando este entra em depressão depois de perder a esposa. A relação dos dois muda completamente quando resolvem fazer uma trilha nas montanhas.

Horários: Dia 17, às 14h; e dia 20, às 21h.

“A Melhor Juventude – Parte I e II” (2003), de Marco Tullio Giordana
História de uma família italiana do fim dos anos 60 até os dias atuais. Nicola e Matteo são dois irmãos que vão reviver acontecimentos e lugares que tiveram um papel crucial na história da Itália: das cheias de Florença à luta contra a máfia, dos grandes jogos de futebol da Itália às canções que marcaram gerações, dos movimentos estudantis terroristas, da crise dos anos 1990 à tentativa de inovação e a construção de um país moderno. Os personagens perseguem os seus sonhos atravessando a História: crescem, magoam-se e criam novas ilusões em que apostam todas suas energias.

Horário: Dia 15, às 17h; e dia 16, às 17h;

“Michelangelo – Infinito” (2018), de Emanuele Imbucci
Documentário onde o cinema e o mundo da arte se encontram para traçar o retrato do homem secreto e perturbado, capaz de contrastes e paixões fortes, mas também de mostrar grande coragem quando se trata de apoiar as suas crenças e ideologias. O filme também refaz a principal produção pictórica e escultórica de Michelangelo, mostrando as suas obras mais famosas.

Horário: Dia 15, às 14h; e dia 17, às 16h20.

“Caravaggio – A Alma e o Sangue” (2018), de Jesus Garcés Lambert
Uma viagem cinematográfica emocionante pela vida, a obra e os tormentos do pintor italiano Caravaggio. Filmada em Milão, Florença, Roma, Nápoles e Malta, se tornou um dos filmes sobre arte mais visto na Itália.

Horário: Dia 16, às 14h; e dia 18, às 16h20.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas