quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

ITEP normaliza a entrega de RGs

- Publicidade -

A demora na entrega das cédulas de carteiras de identidade atrasou o serviço no Rio Grande do Norte ao longo da última semana. Sem cédulas desde a última quarta-feira, as pessoas que estavam agendadas realizaram os procedimentos e devem começar a receber os documentos a partir da tarde desta terça-feira (3), afirma o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). A demora para a chegada das cédulas ao Estado ainda é um efeito da greve dos caminhoneiros. De acordo com o Instituto, cerca de 3 mil atendimentos semanais são feitos no Estado para a emissão do documento. Apenas na Central do Cidadão do Alecrim, que recebe o maior fluxo da capital, são cerca de 300 atendimentos diários.

O Rio Grande do Norte é um dos estados brasileiros que ainda entregam as carteiras de identidade no mesmo dia da emissão
O Rio Grande do Norte é um dos estados brasileiros que ainda entregam as carteiras de identidade no mesmo dia da emissão

O Rio Grande do Norte é um dos estados brasileiros que ainda entregam as carteiras de identidade no mesmo dia da emissão. Desde outubro do ano passado, a emissão do documento vem sendo feita via agendamento, que abre ao público às quintas-feiras. A ideia é que, nos próximos meses, ainda este ano, o RN passe a se adequar ao modelo já empregado em estados como a Paraíba, onde o documento demora cerca de 5 dias para ser entregue na capital, e  12 dias nas cidades do interior.

“É principalmente uma questão de segurança. Muitas vezes, pensamos que emitir a carteira é só cadastrar dados no sistema, mas o ideal é que os documentos que estão sendo apresentados, como a certidão de nascimento, passem por uma verificação de autenticidade, o que demanda um pouco mais de tempo. Isso garante uma maior segurança e evita fraudes”, explica o diretor de Identificação do Itep, Josebias Nascimento.

Josebias Nascimento, do Itep, explicou que a greve dos caminhoneiros atrasou a remessa de cédulas
Josebias Nascimento, do Itep, explicou que a greve dos caminhoneiros atrasou a remessa de cédulas

De acordo com ele, o atendimento via agendamentos foi o primeiro passo tomado para adequar o RN a esse modelo. Apesar de já ser utilizado por órgãos como o Ministério do Trabalho para a emissão de carteiras de trabalho, e de estar em vigor desde outubro do ano passado no RN para as carteiras de identidade, o sistema de agendamento eletrônico ainda gera controvérsias entre os usuários do serviço, principalmente pela falta de informações a respeito de seu funcionamento.

O agendamento eletrônico representaria um problema principalmente para as pessoas idosas, analfabetos e aqueles que não possuem acesso à internet em suas casas ou locais de trabalho. De acordo com Josebias, no entanto, o sistema vem funcionando bem, e esses grupos não estariam excluídos do acesso ao serviço. “Uma pessoa idosa pode pedir ajuda a um neto, que provavelmente vai saber como fazer isso. No caso de não ter acesso à internet em casa, ele sempre pode ir até a própria Central do Cidadão e pedir auxílio para os funcionários, que podem ajudá-lo a agendar”, afirma Josebias.

Outro problema comum, de acordo com o diretor, é o fato de que muitos se acostumaram a deixar para fazer o documento  mo último minuto. “Muitas pessoas chegam aqui e falam ‘ah, eu vou fazer uma viagem internacional, preciso tirar a identidade com urgência’. Mas o fato é que a pessoa já programou a viagem há meses, já tem passagens compradas há meses. Por que não se programar para tirar o documento antes, também? Muitos deixam para o dia anterior, e isso também esbarra em uma questão de organização”, afirma.

Os “encaixes”, como são chamadas as emissões de documento sem agendamento, ainda são feitos por algumas Centrais do Cidadão. Se enquadram nos critérios principalmente pessoas que tenham vindo de outras cidades para tirar o documento e comprovadamente já estejam com passagens de volta compradas, por exemplo, de acordo com o Itep.

Emissão nos Correios
Parceria firmada entre o Governo do Estado permitirá que os Correios passe a emitir carteiras de identidade. O projeto, que é pioneiro no Brasil, terá início na agência da Ribeira, que funcionará como “agência piloto”. De acordo com a assessoria de comunicação dos Correios, como o projeto é o primeiro no Brasil, não existia formatação de tempo de atendimentos, custos e treinamentos da equipe, e tudo isso será definido a partir do projeto-piloto, que deve começar a operar oficialmente entre o fim de julho e o início de agosto, de acordo com o Itep. Os funcionários do Correios passarão, na segunda quinzena deste mês, por uma capacitação para o serviço de emissão de documento de identidade. Uma vez iniciado, o projeto piloto deve durar 60 dias.

A impressão das carteiras emitidas pelos Correios ficará à cargo do próprio Itep. Na agência, serão feitos os serviços de coleta de impressões digitais, assinaturas, fotografia e recebimento dos documentos comprobatórios. Tudo será inserido no sistema na agência, e a ideia é que o cidadão que utilizar o serviço possa pegar a carteira de identidade na própria agência dos Correios, ou recebê-la em sua casa.

Serviço

O agendamento eletrônico para emissão do documento de identidade pode ser feito às quintas-feiras, a partir das 9h da manhã, através do site da Central do Cidadão, no seguinte endereço: http://centraldocidadao.rn.gov.br/

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas