sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Já consultou Cascudo?

- Publicidade -

Itaércio Porpino
Repórter

Com a reedição de 40 títulos de Luís da Câmara Cascudo, publicados a partir de 2000, a  Global Editora (SP) e  o Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo recolocaram o pesquisador e escritor potiguar nas livrarias e na mídia. Agora, em mais uma ação conjunta, a editora e o instituto lançam o Concurso Nacional de Ensaios – Prêmio Literário Câmara Cascudo, com a intenção de difundir ainda mais as obras do maior estudioso brasileiro da cultura popular. 
Para marcar a data, editora Global e Instituto Ludovicus lançam Prêmio Literário destinado a ensaios. O tema é “A cultura popular na obra de Câmara Cascudo”
A ideia partiu de Daliana Cascudo, neta do pesquisador e diretora do Instituto Ludovicus, para comemorar os 60 anos do lançamento do Dicionário do Folclore Brasileiro, publicado  originalmente em  1954.     Foi uma forma que ela encontrou de marcar as seis décadas do livro e provocar uma discussão nacional sobre o trabalho do seu avô. “Não é todo dia que celebramos os 60 anos de edição de uma obra no Brasil. Mas esta não é uma obra qualquer: é uma verdadeira ‘enciclopédia’, onde a cultura brasileira está exposta em todas as suas mais diversas manifestações. O ano de 2014 marca essa importante comemoração. Oportunidade para divulgar, discutir e revitalizar uma obra fundamental para o entendimento do povo brasileiro”, declarou.

#SAIBAMAIS#O aniversário do Dicionário do Folclore Brasileiro deu origem a ideia do concurso, mas Daliana e a editora paulista optaram por um tema mais abrangente, que não ficasse restrito à obra, apesar de extremamente vasta e rica (o livro reúne mais de 2 mil verbetes relacionados ao folclore e suas definições). Assim, o tema escolhido foi “A cultura popular na obra de Câmara Cascudo”.

A neta do folclorista ressalta ainda a premiação. “Além do valor em dinheiro (R$6 mil), há a garantia da publicação do trabalho por uma grande editora brasileira (Global). “É um  estímulo para quem está escrevendo dar início a uma carreira”, diz.

De acordo com Daliana, o concurso vai ter continuidade. Haverá outras edições, mas não todos os anos. O prêmio será realizado sempre em ocasiões especiais. Pela importância de Cascudo e de sua obra, oportunidades não vão faltar.

Membro do Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-rio-grandenses e professor de Literatura da UFRN, Humberto Hermenegildo ressalta que a iniciativa é muito interessante na medida em que promove a atualização das  pesquisas feitas por Cascudo.

“Câmara Cascudo é uma referência, uma matriz. Os saberes que ele estudou são saberes móveis e requerem atualização sempre”, comentou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas