sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Já escutamos seus sinais

- Publicidade -
Alex Medeiros 
No dia 15 de agosto de 1977, o telescópio com o nome “The Big Ear” (a grande orelha), situado nos EUA, captou um sinal misterioso oriundo do espaço. Foi uma onda de energia eletromagnética ou de rádio que durou apenas 72 segundos, mas suficiente para marcar seu pico de intensidade trinta vezes mais forte que os sons que normalmente chegam do espaço sideral. O astrônomo Jerry Ehman detectou o sinal e então escreveu a palavra “wow”. 
Os computadores daquele telescópio, instalados na Universidade de Ohio, eram utilizados para pesquisas de rastreamento de provas de vida extraterrestre. O sinal, que partiu da constelação de Sagittarius, trazia realmente características com origem alienígena. A presença do astrônomo Ehman era apenas voluntária, envolvido que estava no programa SETI de busca por vida no espaço. A sigla é “search for extraterrestrial intelligence”.
Agora, 44 anos depois do “wow” (uau), cientistas acabam de fazer observações sem precedentes sobre sinais estranhos, revelando por que alguns desses pulsos inexplicáveis parece se repetir em padrões fixos de tempos em tempos.
Conhecidos como Fast Radio Bursts (Frbs) os sinais são pulsos de rádio extremamente poderosos que explodem por uma fração de segundo, mas podem ser observados a bilhões de anos-luz de distância do nosso planeta.
Provavelmente porque eles vêm de fontes muito energéticas. Alguns desses pulsos ocorrem uma vez, e outros repetidamente. Ainda mais bizarro é que alguns outros pulsos repetidos seguem um padrão periódico que surpreendem.
Isso significa que eles têm fases ativas e inativas distintas. E segundo os cientistas, a explicação tradicional é que os pulsos de rádio vêm de galáxias desordenadas nas quais o sinal é perturbado e às vezes interrompido. 
Agora, um novo estudo desbancou essa explicação. Uma equipe de cientistas liderada pela Dra. Inés Pastor-Marazuela, do Instituto Anton Pannekoek de Astronomia da Universidade de Amsterdã, conseguiu capturar sinais Frbs. 
Apesar de em frequências bem baixas, mas nunca antes experimentadas. Tais baixas frequências não devem passar por áreas do espaço perturbadas por interferências. O estudo mostra um padrão com períodos de dezesseis dias. 
Um período de pulso ativo de quatro dias, seguido por um período de inatividade de doze dias. Quase como se houvesse uma intenção nessa regularidade, como a indicar que algo ou alguém programa seus envios.
Seriam sinais alienígenas? A precaução técnica sugere por enquanto descartar a possibilidade. Os cientistas formulam várias hipóteses e a mais provável é que se trate de um tipo de estrela morta hiperdensa conhecida como magnetar. 
Um magnetar que pulsa enquanto gira lentamente poderia criar o tipo de padrão visto, com sua fase ativa causada por sua orientação em direção à Terra e sua fase dormente relacionada à sua inclinação para longe de nós.
De qualquer forma, a investigação continua e está instigando os pesquisadores, principalmente aqueles envolvidos na busca de provas por vida nas galáxias. Talvez não demore para milhões de nós gritarmos um dia “Uau!”.
Manifesto
A decisão da famigerada Febraban em assinar um manifesto dissimulado em defesa da democracia, foi apenas para dar satisfação ao Foro de São Paulo. Os bancos devem reverência aos governos Lula e Dilma. Faturaram os tubos.
Quintas 304
Setembro é o mês do bairro das Quintas, que chega aos 304 anos com uma programação especial que teve como ponto alto o desfile cívico ontem. Hoje e domingo tem taça de futsal e na segunda-feira um café no Mercado Público.
Rock n roll
Hoje a partir das 11h, no bar Me Leve, em Candelária, acontece mais um encontro anual da Esquina do Rock, a confraria da primeira geração de jovens do bairro em 1975. A resenha não ocorreu ano passado por causa da Covid.
Samba
Hoje ao meio-dia todas as tribos do bar Mormaço se reúnem em torno de roda de samba para festejar o aniversário do anfitrião da casa, Serginho Porpino. A resenha vai rolar a tarde toda, animada pelo sexteto “Samba Além do Normal”. 
Pop star
Disponível desde ontem na plataforma Disney + o espetáculo do novo álbum da cantora Billie Eilish, “Happier Than Ever: Uma Carta de Amor a Los Angeles”, com direito a bossa nova e lindas baladas com toques poéticos.
Multidões
As torcidas na Europa, no Peru, Chile, Equador e México fizeram uma grande festa nas arquibancadas nos jogos das eliminatórias da Copa do Qatar. Muitos estádios ficaram completamente lotados, diferente do que ainda vemos aqui.
50 anos
Terça-feira fez meio século de uma goleada histórica, não pela diferença de gols, nem por ser um clássico, mas principalmente pelos seis gols do vitorioso marcados em só 13 minutos. No final, o Boca venceu o Estudiantes por 6 x 3.
Eliminatórias
Na Europa: Ucrânia x França, Sérvia x Luxemburgo, Faroe x Dinamarca, Israel x Áustria, Irlanda x Azerbaijão, Escócia x Moldávia, Chipre x Rússia, Gibraltar x Turquia, Letônia x Noruega, Holanda x Montenegro, Eslováquia x Croácia.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas