quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Jair Bolsonaro desmobiliza atos

- Publicidade -

Jussara Soares
Agência Estado 

BRASÍLIA (AE) – Tratado como “fantasia” pelo presidente Jair Bolsonaro há três dias, o coronavírus contaminou um dos principais auxiliares do Planalto e levou ao adiamento de atos em defesa do governo marcados para domingo. O secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, que viajou com Bolsonaro para os Estados Unidos, foi diagnosticado com a doença ontem, como antecipou o Estadão.com.br. O presidente deve receber hoje o resultado do exame que dirá se ele também contraiu a enfermidade. No fim do dia, Bolsonaro foi à TV para sugerir que as manifestações fossem adiadas.

Jair Bolsonaro afirma durante transmissão ao vivo que a motivação popular é inabalável

#SAIBAMAIS#A comitiva brasileira viajou no sábado, 7, e voltou para o Brasil entre terça, 10, e quarta-feira, 11. Além de Bolsonaro e Wajngarten, outros ministros e políticos estiveram Estados Unidos (mais informações na página A06).

Depois de resistir à ideia de cancelar os atos ao longo do dia, líderes dos principais movimentos que convocaram protestos contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF) concordaram com o adiamento. Eles pretendem fazer mobilizações virtuais na internet no domingo. “Vamos seguir o pedido do governo federal. Decidimos criar uma hashtag (palavra-chave) no dia 15 e pedir que todos usem camiseta do Brasil”, disse Tomé Abduch, porta voz do movimento Nas Ruas. “É um adiamento, não um cancelamento. Ainda não temos data para a próxima manifestação “

Embora tenha sugerido o adiamento dos atos, o presidente afirmou nesta quinta-feira, 12, que eles “atendem aos interesses da nação” e foram “um tremendo recado para o Parlamento”. Bolsonaro tratou do adiamento das manifestações em dois momentos. Primeiro, na transmissão ao vivo que faz todas as quintas-feiras nas redes sociais , sugeriu adiar ou suspender as manifestações pró-governo para daqui “um ou dois meses”. “Uma das ideias é adiar, suspender, e daqui um mês, dois meses se faz. Já foi dado tremendo recado ao parlamento no tocante daquelas emendas de relator, se ele vai ter autonomia para movimentar em média R$ 15 milhões”, disse.

Na transmissão, o presidente, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e a intérprete de libras estavam usando máscaras cirúrgicas. A segunda manifestação sobre o assunto foi em rede nacional de rádio e TV, sem máscaras. “Os atos de domingo precisam, diante dos fatos recentes, serem repensados”. disse o presidente, que prosseguiu dizendo que o momento é de “união, serenidade e bom senso”. “Não podemos esquecer, no entanto, que o Brasil mudou, o povo está atento exige de nós respeito à Constituição e zelo pelo dinheiro público. Por isso, as motivações da vontade popular continuam vivas e inabaláveis”, finalizou.

Em 25 de fevereiro, Bolsonaro enviou vídeos com convocações para os atos de seu contato pessoal do Whatsapp, como revelou o site BR Político, do Grupo Estado. O pano de fundo para os atos era a discussão no Congresso sobre o controle de até R$ 19 bilhões do Orçamento federal. Os parlamentares queriam ser responsáveis por decidir onde o dinheiro seria usado, mas o presidente vetou esse dispositivo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas