Janeiro branco reforça os cuidados com a saúde mental

Publicação: 2018-01-03 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Ícaro Carvalho
Repórter

‘Quem cuida da mente, cuida da vida”. Este é o slogan de mais uma campanha que se inicia no primeiro mês do ano. É o Janeiro Branco, ação que acontece em todo o Brasil desde 2014, com o intuito de fortalecer e disseminar uma cultura de saúde mental nas pessoas.

Taciana Chiquetti afirma que o cuidado com a saúde mental vem aumentando nos últimos anos
Taciana Chiquetti afirma que o cuidado com a saúde mental vem aumentando nos últimos anos

A campanha começa justamente na época das festas de fim de ano e do novo período que se inicia, para chamar a atenção da importância do cuidado com a mente.

Sob a iniciativa do psicólogo Leonardo Abrahão em Minas Gerais, a ação vem ganhando força a cada ano no país e também no Rio Grande do Norte com a expectativa de trazer bons pensamentos e promover a paz de espírito nos cidadãos, em um mundo cada vez mais caótico e exigente.

Em Natal, a psicóloga Taciana Chiquetti garante que o corpo de terapeutas da capital potiguar “é bem engajado” na temática. Ela, por exemplo, usa a sua formação em jornalismo com banners e panfletos feitos por ela mesma para alertar sobre a importância das idas ao divã e o efeito prático de estar bem consigo mesmo e com as pessoas ao nosso redor.

O cuidado com a saúde mental só vem aumentando ao longo dos anos, de acordo com Taciana. Para a profissional, isso só mostra que as pessoas estão cada vez mais preocupadas em estarem bem mentalmente tanto para suas relações interpessoais (trabalho, família e relacionamentos) quanto no bem estar com si próprio.

“As pessoas estão sim procurando mais [profissionais da área] no sentido que é o que a gente quer passar para a campanha. Você não deve procurar o psicólogo só quando se está em sofrimento, em luto, em perda ou em depressão. Deve-se procurar um psicólogo sempre. É uma higiene mental. Você saber lidar suas emoções, saber modular sua raiva, saber passar por sua tristeza, todo mundo precisa disso toda hora. Você busca um psicólogo para aprender a lidar consigo mesmo”, comenta.

Os psicólogos alertam ainda que o cuidado com a saúde mental e a busca pelo controle emocional não deve abarcar apenas os adultos. Jovens e adolescentes prestes a entrar em uma vida adulta, repleta de cobranças, desafios e mudanças, devem ficar atentos quanto aos cuidados com a mente.

Isso porque muitos desses jovens prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prova esta que exige uma preparação intensa durante um ano inteiro e um pequeno deslize pode colocar todo o trabalho feito em xeque.

Para começar o ano bem e tranquilizar os diversos candidatos que tentarão ingressar nas instituições de ensino superior, uma ação está programada para o próximo dia 16 de janeiro, no Lógico Cursos Aliados. Na ocasião, os alunos receberão orientações sobre a saúde emocional e a importância do cuidado com a mente para a convivência social e um bom ano de estudos para realização do sonho.

Quem também está programando ações para o mês branco é a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Entre os dias 15 e 19 de janeiro estão previstas palestras e rodas de conversa sobre temas como depressão, ansiedade, meditação e saúde no trabalho.

Aliado a isso, a instituição também vai promover, entre os dias 22 e 26 de janeiro, ações nos hospitais universitários visando promover a saúde mental dos servidores e outras ações na universidade durante o mês.

Para a coordenadora geral das ações de extensão, Anuska Alencar, o janeiro branco é uma causa de grande valia para a sociedade, visto que muitas pessoas sequer sabem o nível em que estão as suas dificuldades com a mente.

“Como a saúde mental é muito amplo, tem vários níveis, Alguma pessoa vai precisa de psiquiatra, de psicoterapia, algumas vão precisar de um dia sozinho. É muito relativo. E nessas ações a gente vai vendo questões que as pessoas vão refletindo”, comenta a psicóloga.

As inscrições e a programação completa estão disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas no site.

Dicas
Os cuidados com a mente
Lidar com suas emoções
Controlar sua ansiedade e lidar melhor com o estresse
Aceitar melhor situações de perdas e luto
Enfrentar seus medos
Não cobrar demais de você mesmo
Ter mais autoestima
Aprender a dizer não
Parar de adiar decisões importantes
Fazer escolhas mais saudáveis
Melhorar seus relacionamentos
Enxergar novos caminhos, outras saídas
Planejar suas metas e objetivos
Ter mais qualidade de vida

Fonte:
Taciana Chiquetti - Psicóloga


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários