quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Japão é o país com mais idosos

- Publicidade -

Tóquio – O Japão ultrapassou a Itália e tornou-se a nação com a  maior percentagem de idosos do mundo, anunciou o governo, intensificando  preocupações sobre os efeitos do rápido envelhecimento da população na segunda  maior economia do planeta.

Pessoas com 65 anos ou mais representavam 21% dos japoneses em 2005, ou 26,8  milhões dos 127,7 milhões de habitantes do arquipélago, superando a Itália,  com 20%, informou o Ministério da Comunicação e Assuntos Internos.

O percentual de habitantes com menos de 15 anos também passou a ser o mais baixo  do mundo, 13,6%, superando a Bulgária, com 13,8%, segundo o relatório baseado  num censo nacional realizado no ano passado. “Isso mostra uma forte tendência para menos crianças”, explicou Kuniko Inoguchi,  o ministro governamental incumbido da tarefa de reverter a situação. “Estamos  determinados a fazer de tudo para lidar com o problema”, afirmou.

A queda do índice de natalidade e a expansão da população idosa apresenta um  sério desafio para o Japão, que tem de resolver a questão da redução da força  de trabalho e da base fiscal. A questão da previdência social é das mais preocupantes,  já que um número cada vez menor de empregados terá de sustentar um número cada  vez maior de aposentados.

A população japonesa registrou pela primeira vez em 2005 uma contração, fruto  do número de mortes superar o de nascimentos. O índice de natalidade em 2005  atingiu o recorde de baixa de 1,25 bebê por mulher, bem abaixo do índice de  2,1 necessário para manter estável a população. A expectativa do governo é de que em 2015 um em cada quatro japoneses tenha  65 anos ou mais. Em 2050, será um para cada três se as projeções se confirmarem.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas