quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

JBS e outras ‘gigantes’ protagonizaram casos

- Publicidade -

Os nomes das empresas sob investigação dos EUA não foi divulgado. Empreiteiras e a Petrobras, no entanto, protagonizaram casos com grande repercussão. Um outro caso veio à tona recentemente envolvendo a empresa brasileira JBS, maior processadora de carnes do mundo, com forte presença nos EUA.

#SAIBAMAIS#Desde quinta-feira (18) o Supremo Tribunal Federal (STF) vem divulgando o conteúdo dos depoimentos de delação premiada dos diretores da empresa  firmados com o Ministério Público Federal (MPF) e homologados pelo STF. Os depoimentos revelaram diversas práticas ilícitas dos executivos da empresa, como o pagamento de propina a políticos, incluindo entre eles supostamente o presidente Michel Temer. Em nota, Joesley Batista, um dos donos da empresa, admitiu os pagamentos indevidos a agentes públicos e pediu “desculpas a todos os brasileiros” pelas relações de suas empresas com autoridades.

O secretário adjunto de Cooperação Internacional da Procuradoria Geral da República, Carlos Bruno Ferreira da Silva disse que não podia revelar se McFadden e Janot discutiram o caso da JBS, mas observou que a pauta do encontro abrangeu o combate à corrupção, ao lado de tráfico de drogas, crimes cibernéticos, extradição e imigração ilegal. Na terça-feira, a J&F, controladora da JBS, confirmou que contratou um escritório nos EUA para representá-la perante o Departamento de Justiça. “Eles nos comunicaram que vão reforçar a equipe que atende o Brasil na parte de extradição, que eventualmente envolve pedidos relacionados à corrupção e crimes cibernéticos”, disse Silva, sobre o encontro de McFadden e Janot.

Professor de Legislação Anticorrupção Internacional da Universidade de Richmond, Andrew Spalding ressaltou o elevado número de menções ao Brasil no FCPATracker é um indício de que os EUA estão tendo mais sucesso em processar companhias suspeitas de praticar atos de corrupção no país.

“Quando os Estados Unidos investigam casos de corrupção internacional, um dos problemas é a falta de cooperação de governos estrangeiros, seja por falta de vontade política ou de recursos”, ressaltou Spalding, que é um dos editores do FCPA Blog, responsável pelo levantamento de dados do FCPATracker. “O Brasil demonstrou ter enorme disposição política e os recursos necessários para isso.”

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas