quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Jeferson De recebe homenagem

- Publicidade -

Após lançamentos internacionais nos festivais Pan African de Los Angeles e African Film Festival de Nova York, “Correndo Atrás”, o novo longa-metragem do cineasta paulista Jeferson De, ganha pré-estreia brasileira no 13° Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. O evento, que acontece de 25/07 a 1/08, dedica ao realizador uma homenagem, que inclui ainda todos os seus filmes anteriores e uma mesa de debate sob o tema “A Criação Audiovisual nos Filmes de Realizadores Afrodescendentes Brasileiros”.  

Inédito no Brasil, “Correndo Atrás” é dirigida por Jeferson De e tem elenco e equipe técnica com nomes majoritariamente compostos por profissionais negros. No longa-metragem, uma dupla composta por um talentoso jogador de futebol e seu improvisado empresário experimentam, em meio a trapaças, um redemoinho de esperanças, altos, baixos e muito bom humor.

A obra traz o ator Aílton Graça em seu primeiro papel de protagonista no cinema, ladeado por Juan Paiva, Juliana Alves, Francisco Gaspar, Hélio de LaPeña, Tonico Pereira, Rocco Pitanga, Lellezinha e Lázaro Ramos.

Homenagem Jeferson De
Grande vencedor do Festival de Gramado, onde conquistou os prêmios de melhor filme, direção, ator, montagem e trilha musical, “Brodér” consagrou o diretor Jeferson De. O enredo acompanha três amigos de infância que planejam se reencontrar por um dia, no aniversário de um deles, para reafirmar sua amizade e brigar por suas diferenças. No elenco estão Caio Blat, Jonathan Haagensen, Silvio Guindane, Cássia Kiss, Aílton Graça e Eduardo Acaiabe.

“O Amuleto” (Brasil, 90 min, 2015) marca a inclusão no gênero fantástico. Na Floresta da Cabana, adjacente à praia, são encontrados dois corpos. Uma jovem está desaparecida. Durante o depoimento de outra jovem da turma, ela se lembra que, na noite anterior, havia ido com os três amigos para uma festa na floresta, mas se perderam no caminho. No elenco estão Bruna Linzemeyer e Maria Fernanda Cândido.

No curta-metragem “Carolina” (Brasil, 14 min, 2003), o cineasta Jeferson De adentramos o “quarto de despejo” de Carolina de Jesus e acompanhamos brevemente a trajetória desta mulher negra das ruas até tornar-se uma das principais escritoras brasileiras e uma das maiores porta-vozes da condição dos homens e mulheres negros no Brasil. Zezé Motta está à frente do elenco.

Já em “Distraído para a Morte” (Brasil, 14 min, 2001), o diretor Jeferson De mostra três jovens percorrendo São Paulo, a cidade que se agiganta sobre seus mínimos corpos negros, ao mesmo tempo em que, comicamente, refletem sobre sua condição racial.

Jeferson De partiu de influências da Bíblia para criar “Gênesis 22” (Brasil, 3 min, 1999). No elenco estão Caio Pezzuti, Carlos Acaiabe e João Acaiabe.  Em “Jonas, Só Mais Um” (Brasil, 12 min, 2008), Jeferson De conta a história do assassinato do jornaleiro Jonas Eduardo Santos de Souza, executado ao ser barrado indevidamente na porta de um banco com um tiro no peito pelo segurança da agência, no centro do Rio de Janeiro, em 2006.

No curta-metragem “Narciso RAP” (Brasil, 15 min, 2003), Jeferson De volta suas câmeras para um jovem que ganha uma “lâmpada mágica” de aniversário, mas descobre que as histórias de gênios talvez sejam verdade. Ao fazer um desejo controverso ele descobre que o que queremos pode não ser melhor do que o que somos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas