sexta-feira, 26 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Jeitinho

- Publicidade -

Os estados querem evitar que fiquem impedidos de promover novos gastos com pessoal. Eles querem, por exemplo, deixar os terceirizados de fora do cálculo do limite com despesas desse tipo, para evitar que ultrapassem a Lei de Responsabilidade Fiscal. Para atender aos estados com o aval da Fazenda, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, esteve ontem com o ministro Henrique Meirelles.

Dor de cabeça para José Serra
O governo brasileiro teme um retrocesso nos contratos comerciais que vinha negociando com a União Europeia. O Itamaraty está convencido de que os movimentos nacionalistas vão se fortalecer. O primeiro sintoma foi a saída do Reino Unido da UE. Novas manifestações nessa direção devem ocorrer no futuro próximo. Acredita que a primeira delas virá com as eleições na França no ano que vem. Avalia que o fortalecimento do protecionismo na UE pode inibir a abertura da economia do país. Europeus tendem a criticar a imigração e a abertura econômica para outros países por suas dificuldades internas.

Engessar
O TCU quer que o Dnit revogue portaria que dispensa estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental na contratação de obras de infraestrutura de transportes do PAC. Para o relator do caso, o ministro Augusto Nardes, essa brecha abre margem “para aplicação de recursos em projetos com finalidade política”.

“É preciso convencer o Congresso de que o custo eleitoral vai ser compensado pelo crescimento da economia do país”
José Márcio Camargo. Economista, sobre as dificuldades do governo Temer  para fazer a anunciada reforma trabalhista

Fora, Venezuela
Maior do que a política, a crítica à presença da Venezuela no Mercosul é econômica. O Brasil negociou um acordo automotivo com a Colômbia. Mas os tratados pararam no meio do caminho, porque a Venezuela pediu para analisar.

Cabo eleitoral
O PDT vai lançar candidatos a prefeituras de 12 capitais. O partido quer que o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes, pré-candidato do partido à Presidência da República em 2018, entre em campo nas campanhas.

Juntos contra o desemprego
Oposição ao governo, a CUT quer convencer a Força Sindical, simpática ao Planalto, a encampar uma greve geral. A ideia é que seja contra o desemprego, começando pelas cidades mais afetadas. Presidente da Força, Paulinho da Força diz que “é só colocar uma medida que prejudique os trabalhadores, que haverá greve”.

Abrindo espaço
O governo Temer é pressionado pelos aliados a estender a limpa no Ministério da Cultura, com a demissão de 81 comissionados ontem pelo ministro Marcelo Calero, à Ancine. A diretoria da agência é ligada ao PCdoB.

Ganhar a base parlamentar
Vários economistas têm conversado com o presidente interino, Michel Temer. Estão convencidos de que ele quer mesmo fazer uma reforma trabalhista. Mas avaliam que, na base, a convicção do PSDB é maior que a média dos outros partidos.

O governo espera que os ministérios entreguem, até o fim da semana, o levantamento do que consideram que pode ser privatizado.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas