sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Joanesburgo inaugura obras para Copa, mas transporte ainda preocupa

- Publicidade -

A linha de trem ligando deve ser alternativa no transporte durante CopaFoi aberta ao público hoje (8) mais uma obra construída na África do Sul especialmente para a Copa do Mundo. Uma linha de trem ligando o centro de Joanesburgo ao Aeroporto Internacional OR Tambo promete ser a alternativa mais rápida para os turistas recém-chegados à cidade.

O trem percorre cerca de 35 quilômetros em aproximadamente 15 minutos. É novo, confortável, moderno e pontual. Entretanto, certamente não resolverá todos os problemas do transporte de Joanesburgo, evidentes a três dias do primeiro jogo da Copa.

Na maior cidade-sede do mundial da África do Sul, com 3,2 milhões de habitantes, congestionamentos são diários, a rede de transporte coletivo é ineficiente, e centenas de vans – muitas informais – acabam sendo responsáveis pelo atendimento de grande parte dos passageiros locais.

“O trem é ótimo, mas não é suficiente”, avaliou Georgie Zachos, uma das primeiras sul-africanas a viajar na nova linha. “Os ônibus que circulam pela cidade não são confiáveis, sempre atrasam. Temos muito para melhorar.”

Para Jabulani Shabangu, o problema é o preço das tarifas. Ele é funcionário de uma empresa aérea e nesta manhã, mesmo com o novo trem já funcionando, pegou uma van para chegar ao aeroporto. “O trem custa 100 rands (cerca de R$ 25). A van custa 10 rands”, explicou.

A diretora do departamento de Transportes de Joanesburgo, Lisa Seftel, reconhece a existência de falhas no sistema. Em entrevista à Agência Brasil, contudo, ela garantiu que a cidade está preparada para receber milhares de pessoas durante a Copa do Mundo.

“Congestionamentos existem em todas as grandes cidades”, afirmou. “Recomendamos que todos os torcedores se encaminhem para os estádios o mais cedo possível para evitar problemas.”

Ainda segundo Seftel, um esquema especial de tráfego de veículos foi elaborado para o mundial. Ruas e avenidas terão o trânsito redirecionado em dias de jogos. Além disso, faixas exclusivas para ônibus foram construídas, num custo total de 2,4 bilhões de rands (R$ 575 milhões).

Ela disse também que as várias instâncias do governo sul-africanos estão comprometidas com a melhoria da qualidade do transporte de Joanesburgo. Por isso, mesmo após a Copa do Mundo, os investimentos devem continuar. “Temos obras que serão entregues a partir de 2011.”

Fonte: Agência Brasil

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas