sábado, 27 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sábado, 27 de abril, 2024

João Batista Cascudo é sepultado em Mossoró

- Publicidade -

Foi sepultado na manhã de ontem no Cemitério São Sebastião o corpo do fundador e primeiro reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), João Batista Cascudo Rodrigues.  O ex-reitor e escritor faleceu no sábado (3), em Brasília (DF), onde morava, e seu corpo foi transportado na noite de sábado para Mossoró. Ele tinha 76 anos e sofria de câncer.

Durante o velório ocorrido no domingo, autoridades políticas e acadêmicas visitaram o salão principal da Reitoria da Uern, no centro da cidade. Entre eles, os ex-reitores Laplace Coelho Rosado, Nevinha Gurgel e Elder Heronildes, ex-prefeito de Natal Jorge Ivan Cascudo Rodrigues (que é irmão de João Batista) e a vereadora Niná Rebouças, de Mossoró.

O reitor da Uern, Milton Marques, decretou luto oficial por três dias pelo falecimento de João Batista Cascudo. A portaria também suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas na segunda-feira, data prevista para o início do segundo semestre letivo.

Marques destacou que a história de João Batista se confunde com a da própria universidade, tendo prestado relevantes serviços nos momentos mais cruciais, fincando os alicerces para que a instituição pudesse dar passos significativos no seu futuro. “Ele sempre serviu de forma desprendida e com amor, e dessa forma, todas as ações que ele procedeu renderam grandes e bons frutos”,.

João Batista nasceu em Mossoró, no dia 23 de junho de 1934. Estudou em Mossoró até o ginasial, no Ginásio Diocesano Santa Luzia, e se mudou para Natal, onde cursou o ensino médio no Atheneu. Do RN seguiu para Alagoas, para fazer o curso de Direito na Faculdade de Direito de Alagoas. Com a conclusão do curso superior, retornou ao Rio Grande do Norte. Em Mossoró, atuou como promotor público, paralelamente às atividades de professor. Ainda jovem, começou a ensinar no Ginásio Diocesano Santa Luzia e na Escola Normal, em Mossoró, e passou a integrar grupo de intelectuais que discutia a implantação de uma faculdade em Mossoró.

João Batista Cascudo Rodrigues participou da criação da Funcitec, fundação que possibilitou não apenas a criação da Furn, como também da antiga Escola Superior de Agricultura de Mossoró (Esam), hoje Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas