sábado, 20 de abril, 2024
24.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Jogada: futebol como instrumento de ensino

- Publicidade -

O campo de futebol e a sala de aula podem parecer dois universos distintos, mas foi exatamente nos colégios da Inglaterra que as primeiras regras do esporte foram criadas, no século 19. A escola foi a primeira instituição a perceber que o futebol tem uma ordem e uma disciplina peculiares. Por isso, sua prática contribui para a formação do cidadão. Nas últimas décadas, diversas áreas do conhecimento desenvolvem estudos para enquadrinhar a paixão do brasileiro por futebol e desvendar como ele ajuda a explicar nossa identidade como nação.

Pensando nisso é que a Escola Nossa Senhora das Graças, em Florânea, no Seridó, vem desenvolvendo durante a realização da Copa do Mundo, o projeto “Bate-Bola na Escola”. Para atuação de todos, diversas disciplinas entram em campo, com estratégias de ação: Arte, Matemática, Geografia, Língua Estrangeira, História, Ciências e Língua Portuguesa.

Para o professor Josemar Tavares, o projeto está contribuindo com um processo mais eficaz do ensino-aprendizagem. Cada matéria trabalha dentro de sua proposta curricular, como está bem detalhado no projeto.

A Matemática, por exemplo, colabora para interpretar e compreender a seqüência dos jogos. São muitos os números envolvidos numa competição: pontos, gols, faltas, impedimentos… por aí vai. A disciplina oferece as  ferramentas necessárias para a turma interpretar esses dados, ler tabelas e fazer projeção, além da construção de gráficos para avaliar a evolução dos times e formas geométricas no campo.

Em Artes é importante estimular a criatividade dos educandos nas mais diversas manifestações. Uma das atividades para a disciplina, é envolvimento dos alunos na criação de fantasias, bandeirinhas, faixas e cartazes. O professor estimula a turma a produzir e interpretar as manifestações visuais encontradas nos estádios.

O professor Josemar Tavares disse que  a família também está envolvida no “Bate-Bola na Escola”. É claro, onde tem seleção brasileira, tem torcida organizada e escolarizada.

A Escola Nossa Senhora das Graças é da Educação Infantil ao Ensino Médio.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas