Jogadoras do RN são convocadas para semana de treinos na Seleção Brasileira

Publicação: 2017-08-12 17:53:00 | Comentários: 0
A+ A-
Cinco jogadoras que atuam no futebol feminino potiguar foram convocadas, pela Confederação Brasileira de Futebol, para uma semana de testes na Seleção Brasileira. Elas foram observadas pela técnica Emilly Lima e pelo auxiliar Guilherme Giudice durante um período do campeonato estadual, que aconteceu entre maio e junho. A convocação foi feita na última sexta-feira (11) por meio de notificação à Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol.

As atletas chamadas foram Amanda de Andrade e Jaciara Pamela (Alecrim); Elenilda Virgilho (União); e Tatiane da Silva e Lidiane Ribeiro (Cruzeiro de Macaíba). Os testes serão realizados na Granja Comary, a partir do dia 21 de agosto.

A TRIBUNA DO NORTE entrou em contato com uma das jogadoras sobre a convocação e a expectativa de viver um ambiente de seleção brasileira. "Foi uma surpresa receber essa notícia. Para mim, foi algo muito grandioso, em virtude da pouca visibilidade que existe aqui (no Rio Grande do Norte)", disse Lidiane Ribeiro, ponta-esquerda de 19 anos. "Essa convocação é uma conquista não só para mim, mas para o Cruzeiro de Macaíba inteiro", conclui.

Lidiane, ponta-esquerda do Cruzeiro, foi uma das convocadas
Lidiane, ponta-esquerda do Cruzeiro, foi uma das convocadas para a semana de testes na Granja Comary

Lidiane é estudante de matemática e dá aulas em uma escola pública de Natal, por meio do programa de iniciação à docência do Ministério da Educação. Para jogar futebol, é preciso dividir o tempo entre as aulas ministradas, assistidas e os treinos do Cruzeiro de Macaíba. Apesar das dificuldades, ela não hesita em afirmar que pretende se tornar jogadora profissional. "Eu penso muito em ser profissional de futebol. Eu estou esperando a oportunidade e sempre sonhei em me tornar profissional e viver disso", conta. O período na Seleção Brasileira é um incentivo a mais e a realização de um sonho para a jovem jogadora.

A convocação faz parte de um período de testes feito pela técnica Emilly Lima na seleção. Apenas jogadoras do Nordeste foram chamadas. O feito é importante para o Rio Grande do Norte, que ficou ameaçado de fazer um campeonato estadual sem público: em princípio, a FNF determinou que os jogos seriam disputados no Juvenal Lamartine, estádio que está com as arquibancadas interditadas. Apenas com a notícia da vinda de Emilly e pedidos das atletas é que os jogos passaram a ser no CT Alberi Ferreira de Matos, localizado no Frasqueirão.

Com a atenção dada ao futebol feminino potiguar por causa da convocação, Lidiane espera que a FNF passe a investir mais nas próximas competições. "Aqui no estado temos atletas com grande potencial. Temos ótimas atletas e ótimos treinadores", avalia.

Jogadora sonha em se tornar profissional de futebol
Jogadora sonha em se tornar profissional de futebol e vê período na Seleção como grande oportunidade

Segundo Lidiane, a presença de Emilly Lima serviu para estimular todas as atletas que participaram do Campeonato Potiguar. A possibilidade de ser convocada foi um passo a mais para a profissionalização do esporte no estado. Hoje, o futebol feminino é considerado amador.

Outras potiguares na Seleção
O Rio Grande do Norte teve uma representante na Seleção Brasileira Feminina. Suzana saiu dos campos de terra da Redinha para atuar nos jogos olímpicos de Sidney em 2000, quando o Brasil terminou em 4º lugar. Em 2015, já aposentada, dos gramados, ela integrou a comissão técnica da Seleção durante o Torneio Internacional Feminino que aconteceu em Natal.

Outra potiguar que conta com passagem na seleção é Antônia. A atleta atua no futebol paulista e participou de uma semana de treinos em fevereiro deste ano. Natural do município de Riacho da Cruz, ela contou à época que era a realização de um sonho.

Junto com as atletas que foram convocadas desta vez, também tem a potiguar Fafá, que atua no futebol cearense. Ela nasceu em Angicos e encontrará as conterrâneas na Granja Comary.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários