quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Jogos do Brasil mudam expedientes

- Publicidade -

Os jogos da Seleção Brasileira de Futebol farão com que órgãos públicos, bancos e o comércio tenham horários diferenciados no momento em que os jogadores brasileiros entrarem em campo pela Copa do Mundo, que acontece na Rússia.

Nos dias 22 e 27 de junho, as lojas, em Natal, fecharão as portas uma hora antes da partida e reabrirão uma hora após a partida

Nos dias 22 e 27 de junho, as lojas, em Natal, fecharão as portas uma
hora antes da partida e reabrirão uma hora após a partida

Governo do RN
Nesta sexta-feira (15), o Governo do RN publicou uma portaria que regulamenta os serviços da administração direta e indireta durante os jogos. Para a primeira fase dos jogos, a publicação fixa ponto facultativo no próximo dia 22, quando o Brasil encara a Sérvia, às 9h.

Já no dia 27 de junho, o expediente é das 8h às 13h, dia em que a Seleção fecha a participação na fase de grupos contra a Costa Rica. Caso o Brasil vá passando de fase, o poder executivo estadual já adiantou que o mesmo procedimento adotado será repetido de acordo com o horário do jogo. O Governo revelou ainda que o decreto não se aplica aos serviços considerados essenciais.

Prefeitura do Natal
O mesmo método foi adotado pela Prefeitura do Natal. A única diferença é que no dia 27, o expediente encerra uma hora mais cedo, isto é, ao meio-dia. Caso o Brasil avance de fase, a Prefeitura já adiantou que novos decretos serão regulamentados.
No decreto, assinado pelo prefeito Álvaro Dias, também está previsto o adiamento para o primeiro dia útil subsequente o vencimento de prazos em geral que se vencerem nas datas que sofrerem alteração por conta dos jogos. Os dirigentes de órgãos e entidades, porém, devem observar o funcionamento dos serviços essenciais afetos às suas respectivas áreas de atuação nos dias dessas partidas.

Comércio
Nos dias de jogos do Brasil na primeira fase, o comércio fechará uma hora antes e abrirá uma hora depois de cada jogo. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomercio) e o Sindicato do Comércio Varejista e de Serviços do Rio Grande do Norte (Sicomercio RN), caso a equipe brasileira avance para a segunda fase, haverá uma nova reunião entre os lojistas para acordar o horário de funcionamento do comércio.

Bancos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no intuito de “garantir a segurança das agências, usuários e transportes de valores”, definiu que o atendimento ao público nos dias de jogos iniciados às 9h será das 13h às 17h; e em dia de jogos às 15h o expediente externo será das 9h às 13h. A Febraban determinou que as agências mantenham o funcionamento mínimo de quatro horas diárias, sem necessidade de cumprir horário corrido.

Órgãos federais
Nos órgãos públicos federais, via de regra, quando a bola rolar no período da manhã, o expediente será iniciado a partir das 14h; e quando o jogo for na parte da tarde o expediente encerra às 13h.

Justiça estadual
O expediente no Tribunal de Justiça do RN e no Ministério Público Estadual será facultativo quando os jogos forem pela manhã, e das 8h às 13h quando o Brasil jogar à tarde. A portaria número 964/2018, publicada dia 24 de maio pelo Ministério Público do RN, prorroga “para o primeiro dia útil subsequente os prazos que se vencerem” nos dias de jogos.

Bancos
O expediente bancário também será flexibilizado. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no intuito de “garantir a segurança das agências, usuários e transportes de valores”, definiu que o atendimento ao público nos dias de jogos iniciados às 9h será das 13h às 17h; e em dia de jogos às 15h o expediente externo será das 9h às 13h. A Febraban determinou que as agências mantenham o funcionamento mínimo de quatro horas diárias, sem necessidade de cumprir horário corrido.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas