sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Jogos Escolares do RN

- Publicidade -

Tadeu Oliveira
[email protected]

A partir deste final semana, estudantes de escolas públicas e particulares do Rio Grande do Norte fazem a festa dos Jogos Escolares do RN – Jern´s. Realizado pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, em sua 47ª edição, o Jerns é consolidado como uma das maiores competições estudantis do país. A edição 2017 da competição mobiliza mais de 43 mil pessoas, dentre estudantes, atletas, professores e esportistas, desde as fases regionais do Jerns e a final.  Abertura oficial acontece dia 26,  em Natal.

Tênis e ciclismo nos Jern´s
Neste ano, o Jerns resgata duas modalidades que estavam de fora da programação oficial da competição: o tênis de campo e o ciclismo. “Também teremos outra novidade, nossos atletas utilizarão a Vila Olímpica de Macaíba para ficarem hospedados e competirem em algumas categorias, como no ciclismo, futebol, ginástica e xadrez”, revelou Fausto Severiano, coordenador de desportos da Secretaria de Educação do RN.

Música potiguar nas escolas
O programa “Música Potiguar Nosso Som nas Escolas” terá a sua nona edição, na nesta segunda-feira (23), às 15h, na Escola Estadual Graciliano Lordão. A apresentação será do cantor e rapper Daniel GetUp. Desde o lançamento do projeto,  em 8 de março, no colégio CEI Romualdo Galvão, as escolas parcerias vem trabalhando os artistas potiguares em suas propostas pedagógicas.  No decorrer deste ano já tivemos a Escola Municipal Vereador José Sotero recebendo Sérgio Groove, Daniel GetUp e Sueldo Soares, o Colégio CEI Romualdo Galvão recebendo Carlinhos Zens, Diogo Guanabara, Larissa Costa e Hilkelia, a Escola Estadual Luiz Soares recebendo Nara Costa e Caio Padilha, a Escola Estadual Tiradentes recebendo Plutão Já Foi Planeta, e a Escola Municipal Professor Zuza, recebendo os artistas Camila Masiso, Luiz Gadelha, Marcos Souto e Valéria Oliveira, em todas essas escolas os alunos estudaram a biografia, discografia e letras dos artistas.

Enem
Acontece hoje, sábado (14), no Salesiano Dom Bosco, em Nova Parnamirim, o quarto e último aulão gratuito, de preparação para o Enem. História, Geografia, Sociologia e Filosofia serão as disciplinas desse sábado. Os aulões, quatro no total, voltados para estudantes de escolas públicas e ligadas à Anec – Associação Nacional de Educação Católica, começaram em setembro. Os aulões, de todas as disciplinas, estão sendo ministrados pelos professores das duas unidades do Salesiano no RN (Dom Bosco e São José), sempre das 14 ás 19h. Os aulões são gratuitos, mas as vagas são limitadas. É preciso se inscrever pelo site, e no dia das aulas, levar uma lata ou pacote de leite de pó, que serão doados ao Instituto Juvino Barreto, em Natal.

Mosquito da dengue
Entre os dias 23 a 27 de outubro, acontece a Semana Nacional de Mobilização dos setores da Educação, Assistência Social e Saúde para o combate ao Aedes aegypti. Mais de 210 mil unidades públicas e privadas de todo o Brasil estão sendo mobilizadas pela Sala Nacional de Coordenação e Controle. O objetivo é que durante esta semana a população seja alertada sobre a importância de combater mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, já antes do verão, período do ano quando acontece o maior volume de chuvas, o que facilita reprodução do aedes aegypti. Ao todo serão mobilizadas 146.065 escolas da rede básica, 11.103 centros de assistência social e 53.356 unidades de saúde.

Alfabetizador
A Secretaria da Educação do RN divulga o resultado final do Processo Seletivo Simplificado para cadastro reserva de Alfabetizador Voluntário do Programa Brasil Alfabetizado no RN. Foram selecionados 475 candidatos, sendo 275 para Natal e 200 para Mossoró. Os candidatos deverão comparecer até segunda-feira (23), das 9h às 12h, no local de realização de sua inscrição. Em Natal, na Secretaria da Educação, no Centro Administrativo do Estado. Em Mossoró, na sede da 12º DIREC – Rua Cunha da Mota, 10 – Centro de Mossoró/RN, para receber as orientações referentes à constituição de turmas exclusivamente nesses municípios.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas