sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Jornalista morre de infarto

- Publicidade -

Magnos Alves – Jornal de Fato

O jornalismo potiguar está de luto.  O jornalista e advogado Nilo de Souza Santos, de 58 anos, morreu na manhã de ontem, vítima de infarto, no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró.

Nilo Santos será sepultado hoje no Cemitério São SebastiãoNilo Santos deixa esposa e quatro filhos, dois homens e duas mulheres. O corpo de Nilo Santos está sendo velado na Capela Santa Terezinha. O sepultamento será realizado hoje, às 8 horas da manhã, no Cemitério São Sebastião, em Mossoró.

Nascido em Areia Branca no dia 19 de agosto de 1951, Nilo Santos construiu carreira sólida no jornalismo, trabalhando em quase todos os veículos de comunicação do Rio Grande do Norte, incluindo jornais, rádios e emissoras de TV.

Em seu currículo, constam serviços prestados ao jornalismo mossoroense nas rádios Difusora, Libertadora e Rural; jornais Gazeta do Oeste e O Mossoroense; e, ultimamente, à TV Cabo Mossoró (TCM).

A qualidade do seu trabalho também ocupou espaço no jornal Tribuna do Norte e TV Cabugi (atual Intertv-Cabugi), ambos de Natal.

Nilo começou no jornalismo por vocação, mas não abriu mão de se formar na área pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  Formou-se também em direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Nos últimos anos, Nilo Santos dedicava seus conhecimentos ao Canal 10 da TCM, onde apresentou três programas.  O último, Cenário Político, desde abril de 2008.

O jornalista Julierme Torres, que dividia a bancada do Cenário Político com Nilo, destacou que Nilo Santos era uma figura absolutamente singular. “O mestre”, como era carinhosamente chamado por todos, conseguia reunir experiência, simplicidade, bom humor. Uma mistura difícil, principalmente nos dias de hoje”, pontuou.

A presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte (Sindjorn), Nely Carlos, declarou que Nilo Santos é mais um expoente do jornalismo potiguar chamado para outro plano.

Nely lembrou que Nilo era sócio e fundador do Sindjorn.  “É uma grande perda para o jornalismo norte-rio-grandense”, reiterou.

Nilo também era funcionário público de carreira exercendo função na justiça do trabalho.

Prefeita decreta luto e Rosalba lamenta morte

A prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, decretou luto oficial de três dias pela morte do jornalista Nilo Santos.

O decreto número 3.648, de 23 de junho, lembra a trajetória de Nilo Santos, citando sua passagem pela Prefeitura de Mossoró, onde trabalhou como secretário de Comunicação Social, no início desta década.

No decreto, a prefeita Fafá Rosado destaca a contribuição de Nilo Santos com o segmento da comunicação de massa, sobretudo pelo jornalismo sério, ético e responsável que sempre desenvolveu e prestou à sociedade mossoroense e potiguar, contribuindo com a liberdade de imprensa.

Também em nota divulgada na tarde desta quarta-feira, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) lamentou a morte de Nilo Santos.  “Não perdi apenas um ex-auxiliar, mas um amigo”, declarou a senadora ao comentar a morte do ex-secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Mossoró, no governo dela.

Para Rosalba, o jornalismo potiguar perdeu um dos maiores talentos. “Um jornalista sério, ético, comprometido com a liberdade e a verdade”, afirmou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas