#JovemPontoCom: Empreendedorismo feminino

Publicação: 2019-02-02 00:00:00
A+ A-
Créditos: Divulgaçãojovem.comjovem.com

Milka Moura
Repórter

"Era uma vez” uma criança que decidiu ajudar na reforma da igreja que frequentava. Ela tinha a vontade e a esperança, mas não tinha a idade. Sendo assim, foi impedida. Mas esse não é o fim da história. Essa criança não se deixou levar pelas regras dos adultos, e arrumou sua própria maneira de ajudar. Primeiro observou o local e os clientes, muitas crianças e a única mercearia próxima ficava do outro lado da rua. Pediu ajuda aos parentes, pegou uma mesinha e vendeu todos os doces que podia. E foi assim, com oito anos de idade, que Monnaliza Medeiros teve seu primeiro projeto. Hoje, já com 20 anos, a estudante soma um amplo currículo no mundo do empreendedorismo.

Créditos: Magnus NascimentoMonnaliza tem 20 anos, é empreendora e líder de uma comunidade com cerca de 500 membrosMonnaliza tem 20 anos, é empreendora e líder de uma comunidade com cerca de 500 membros
Monnaliza tem 20 anos, é empreendedora e líder de uma comunidade com cerca de 500 membros

Com 11 anos, ela economizou ao longo de um ano e conseguiu juntar cem reais. Com as economias, comprou maquiagens e bijuterias e foi vender na sua escola. Mas o primeiro negócio não foi lá tão animador. “Minhas amigas compraram e não pagaram. E foi assim que eu fali meu primeiro negócio”, relembra. Embora a primeira experiência não tenha sido tão animadora, a jovem conseguiu ter muito sucesso nas seguintes.

Com 14 anos ela desenvolveu uma Miniempresa pelo programa Junior Anchievement, uma organização social que incentiva jovens para o mercado de trabalho. O produto era inovador, uma esponja que limpava teclados e cantos difíceis. E a ideia agradou. Ela e os outros integrantes da miniempresa foram selecionados para viajar para fora do estado divulgando o produto e ganhando concursos.

Quem vê Monnaliza falando sobre empreendedorismo nem imagina que em algum momento a jovem já foi tímida. “Eu era tímida até ser obrigada a vender minha ideia na frente de outras pessoas”, brinca.

Mas as experiências foram essenciais para que outras portas pudessem se abrir. Com 16 anos, a estudante teve sua primeira StartUp, a OneBlood. A iniciativa foi parte do programa TechnovationChallenge, que oferece a meninas de todo o mundo a oportunidade de aprender técnicas que ajudem no empreendedorismo. A empresa tinha como objetivo ajudar pessoas a conseguirem doação de sangue.

Depois disso, ela ainda teve mais outras duas StartUps na área de indústria e turismo. Monnaliza é a exceção. Mulher e no auge dos seus vinte anos, a potiguar revela que a presença de jovens mulheres no ramo que escolheu ainda não é tão comum. “Esse meio é tradicionalmente popularizado por homens mais velhos, a proporção é de 300 homens para 20 mulheres nos grupos”, conta. Contrariando o usual, a jovem já ultrapassa os limites. Atualmente ela trabalha gerenciando o setor de marketing da startup Outgo. Além disso, ela é líder da Jerimum Valley, uma comunidade de empreendedorismo e inovação de Startups no RN, que reúne cerca de 500 membros. Entre todos esses títulos a jovem também carrega o de ser embaixadora do empreendedorismo nacional pela InovAtiva Brasil. Monnaliza foi convidada pela Campus Party Brasil para dar uma palestra cujo o tema é “Como ser uma criança self-made rica”. O objetivo da palestra é a aspiração de muita gente: aprender a conquistar independência financeira.

Além de tudo, ela resolveu compartilhar todas a suas experiências num projeto que está desenvolvimento chamado “Jovens Líderes”, que tem o objetivo de auxiliar pessoas a ingressarem no mundo do empreendedorismo, com capacitações técnicas e comunicativas. A ideia é que jovens como ela que não tiveram ao longo da vida muitas oportunidades financeiras possam ser alcançados pelas inúmeras oportunidades da área. “Quando eu era mais nova tinha poucas oportunidades, e hoje eu vejo que existem jovens como menos oportunidades ainda. Então eu estou sempre tentando incentivar essas pessoas a acharem no empreendedorismo uma saída”, conta.

Com tantos feitos, chega a ser difícil acreditar que a natalense possui apenas 20 anos. Mas Monnaliza ainda almeja o sonho de qualquer empreendedor: ter um grande negócio. Até lá, ela não perde a determinação que tinha quando ainda era criança e decidiu vender doces. 

Créditos: Magnus NascimentoJovem.com MonnalizaJovem.com Monnaliza

Nome: Monnaliza Lais Nascimento de Medeiros

Data de Nascimento: 29/07/1998

Idade: 20 anos

Naturalidade: Natal/RN

O que faz: Empreendedora, Estudante de Administração, Líder da Jerimun Valley

Hobbies: Maquiagem

“Estou sempre tentando incentivar essas pessoas a acharem no empreendedorismo uma saída”

“Por eu ser uma referência feminina como líder da Jerimun Valley, eu espero que isso facilite a entrada de mais mulheres no grupo.”























Deixe seu comentário!

Comentários