terça-feira, 16 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Jovem mossoroense foi classificada no The Voice Kids

- Publicidade -
Tádzio França
Repórter
Bisneta e filha de cantoras, Bia Gurgel não fugiu à regra. A mossoroense de 14 anos é a mais nova – em todos os sentidos – voz potiguar a ter destaque nacionalmente. A garota foi classificada com louvor em sua primeira participação no reality musical The Voice Kids, no domingo passado, e mesmo no início da temporada já desponta como uma das favoritas. Cheia de referências passadas, Bia parece cada vez mais pronta para seu futuro musical. A ponte já está sendo construída.
Classificada no domingo passado, Bia Gurgel, de 14 anos, escolheu o time de Carlinhos Brown
“Bia desde pequena sempre foi muito afinada e pegava as letras com facilidade”, afirma a mãe, a também cantora Katharina Gurgel, à TRIBUNA DO NORTE. Devido o programa, a menina ainda não pode conversar com a imprensa, mas Katharina sabe tudo e é acompanhante fiel da carreira da filha – antes mesmo dela até ter nascido. Após, apresentação Bia conversou apeans com o GShow, da Globo.  
A mãe conta que costumava se apresentar grávida de Bia nos shows e espetáculos entre Natal e Mossoró. “Aos sete meses de grávida dela, fiz um show cantando a música ‘Beatriz’, de Chico Buarque, emocionando a todos no teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró”, diz. A carreira artística parecia uma possibilidade que aos poucos foi se tornando cada vez mais natural para a menina.
Katharina afirma que a música ainda não parecia ser uma prioridade na vida da filha quando esta era menor, mas que o ambiente extremamente musical da casa era uma influência constante. A primeira experiência com público foi no espetáculo “Oratório de Santa Luzia”, em Mossoró, mas apenas como dançarina. Oficialmente, como cantora, só em 2017, quando participou do concurso “A Mais Bela Voz Kids”, ficando em terceiro lugar.
Antes de encarar os palcos pra valer, Bia só cantava para familiares e amigos em festinhas caseiras. Até que de uns quatro anos para cá, a menina passou a postar vídeos seus cantando na internet – e recebendo muitas curtidas. Já tendo reconhecimento de seu talento, foi convidada para abrir oficialmente a edição 2020 do Mossoró Cidade Junina, cantando a “Ave Maria Sertaneja”, exatamente às 18h, como manda o figurino.
Bisneta de diva
Bia Gurgel, além de ouvir a mãe cantar, também tinha a trilha sonora da bisavó, Glorinha Oliveira (1925-2021), em seu DNA musical. Apesar de não terem contato físico frequente, pelo fato de morarem em cidades diferentes, a presença artística da ‘bisa’ era constante na vida da menina. “Bia sabia tudo sobre a história dela, e sempre estávamos em contato por telefone. Para Bia, Glorinha é pura inspiração, sendo uma das suas maiores influências. Adorava saber das suas histórias dos bastidores, da Rádio Poti, e dos prêmios que ela recebeu ao longo da sua carreira”, conta.
Atualmente, Bia mantém um acompanhamento vocal com a professora Dayanne Nunes, faz aquecimento de voz, e estuda interpretação e técnica pelo menos duas vezes por semana. O ambiente musical da família sempre a fez ouvir de tudo, o repertório era eclético desde pequena. Segundo a mãe, Bia ouve de pagode e bossa nova ao pop internacional, sendo fã de Amy Winehouse, Lagum, Bruno Mars, e Elis Regina – de quem cantou “Como nossos pais” e embeveceu os jurados.
Não foi surpresa para a mãe a escolha da filha por Carlinhos Brown, que será seu técnico na competição. “Desde quando Bia se inscreveu no The Voice Kids, ela já estava decidida que escolheria Carlinhos Brown. Aqui em casa somos apaixonadas pelo talento desse músico, instrumentista, cantor e produtor musical”, diz, ressaltando que as palavras de força e incentivo dele sempre encantaram a menina. Ela sempre foi “Time Brown”.
O cantor e compositor baiano, por sua vez, também vibrou com a escolha de Bia. O músico lembrou que Mossoró foi uma de suas primeiras referências no começo de sua carreira artística, onde fez sua primeira turnê e teve ninguém menos que Luiz Gonzaga como tutor. “Menina, você nos honra! Essa tarde domingo está diferente pelo seu brilho”, afirmou Carlinhos Brown.
The Voice Kids ainda está no começo, as audições às cegas continuam, e Bia Gurgel segue em seu cantinho, esperando a hora de voltar ao palco e soltar a voz de novo. “Bia quer ser feliz participando do programa. Está dando o seu melhor, ensaiando, se aprimorando, ouvindo muita coisa. Quer estar pronta para os caminhos que forem se abrindo na sua estrada”, afirma Katharina. Como a própria Bia já declarou, ela só espera coisas boas daqui para diante.          
Como Nossos Pais
Na audição às escuras, Bia Gurgel apostou suas fichas em um clássico da MPB. A jovem deixou os técnicos impressionados com sua versão de Como Nossos Pais e foi aplaudida de pé por Teló, Gaby e Brown.
“Senti uma emoção muito forte dentro de mim. Um sentimento de realização de um sonho. Estava muito nervosa, mas acho que não deu pra perceber.
Quando eles viraram, o nervosismo começou a virar um sentimento de gratidão, de alívio, eu estava muito feliz. Ainda estou”, afirmou Bia Gurgel em depoimento ao GShow. Já quando o assunto é a sua maior inspiração, Bia é só elogios para as performances que Elis Regina tinha ao se apresentar nos palcos.
“Acho incrível o jeito como Elis Regina consegue passar a emoção só pelo olhar. Em uma das performances, ela está parada e o olhar dela passa toda a emoção. Tudo o que a música quer falar, o olhar dela fala. Eu também queria conseguir fazer isso”, afirma a jovem cantora.
Oficialmente participante do Time Brown, ela destaca os motivos mais fortes por ter escolhido o técnico: “Eu sempre tive esse sonho de estar no Time Carlinhos Brown e agora eu estou muito feliz. Só espero coisas boas da pessoa que ele é, do ser humano que ele é, da luz que ele emite por onde passa. A gente fica encantado com a simpatia e humildade dele”.
Ainda no assunto sobre música, Bia fala sobre parcerias: “Primeiro é com Caetano Veloso, esse mestre da MPB, com essa voz perfeita que ele tem, tão doce. A segunda é Rafa Gomes, porque ela é uma inspiração pra mim. Ela me inspirou muito para o The Voice”. Ela diz que a sua e expectativa é ser feliz nessa carreira musical. “Também quero aprender muito com os técnicos, com Carlinhos. Quero fazer amizades, curtir e aproveitar essa experiência na minha vida. Eu sei que, desse programa, só deve vir coisas boas”, finaliza.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas