sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

#JovemPontoCom: a arte dos pincéis de Lissa

- Publicidade -
Vinícius Veloso
Repórter
Admiradora das artes desde pequena, a maquiadora profissional e estudante de Artes Visuais da UFRN, Lissa Félix é destaque na área de make-up de Natal. A empreendedora de 20 anos, trabalha em um estúdio de cosméticos na zona sul, e se tornou referência dentro do ramo. Lá, Lissa possui uma bancada de maquiagens alugada, onde desenvolve a profissão e atende clientes. Com autonomia na organização de agenda, preços e formas de pagamento, a maquiadora tira da bancada a principal fonte de renda.

Lissa Félix  é maquiadora profissional com apenas 20 anos


Lissa Félix é maquiadora profissional com apenas 20 anos

 Essa dedicação à maquiagem teve início há cinco anos, quando estava no primeiro ano do Ensino Médio. Antes de ir para a escola, passava um bom tempo na frente do espelho cuidando do rosto. Segundo Lissa, na época, as maquiagens diárias chamaram a atenção das pessoas, principalmente das colegas de classe. “Em festas de 15 anos, ia até a casa das amigas maquiá-las, mas não cobrava pelo serviço. Mas eu vi que poderia ser uma oportunidade de ganhar dinheiro. Então, eu comecei a cobrar e pensar profissionalmente nisso”.

Logo no começo da profissão, Lissa atendia as clientes em domicílio. No entanto, por questões de logística, segurança e privacidade, decidiu mudar o método e foi em busca de se estabelecer em um ponto fixo. “Às vezes eu tinha que atender as minhas clientes em lugares bem distantes. Pegava uber, havia todo um custo. Eu fiquei mais ou menos três anos trabalhando assim”, conta.

Navegando pelas redes sociais, a maquiadora viu no Instagram uma oportunidade de ter um lugar para chamar de seu. Em fevereiro deste ano, entrou em contato com uma empresária do ramo de estética, e conseguiu alugar uma bancada dentro de um estúdio, onde está até hoje. Na bancada, todos os produtos para desenvolver as maquiagens sociais e de cunho artístico, foram comprados por Lissa. Investimento alto, mas que garante um bom retorno, segundo ela.

Durante entrevista à TRIBUNA DO NORTE, a maquiadora aplicava o look “delineado gatinho com ponto de luz” no rosto da modelo Bianca Muniz. De acordo com Lissa, uma maquiagem nesse estilo requer atenção aos detalhes e o mais importante é que a cliente saia satisfeita com o trabalho feito, Em média, uma produção dessas demora em torno de 1h e 1h30.

Dificuldades
Uma das dificuldades no começo da carreira da maquiadora, foi o investimento elevado na compra de materiais para construir uma maleta de maquiagem, já que os cosméticos de alta qualidade não são baratos. Mesmo com esse obstáculo no início, ela teve o apoio da família e amigas para continuar realizando o sonho. “Sempre recebi incentivo, e quando viram que estava dando certo, pediram para continuar investindo”, disse.

Em um determinado momento, as demandas do trabalho e da Universidade aumentaram e,  Lissa, teve que parar de maquiar  até conseguir conciliar ambos. “Eu cheguei até desativar a minha conta no Instagram porque estava sem tempo para publicar meus trabalhos, mas depois consegui gerenciar faculdade e profissão”.

Rede social
Assim como outras pessoas imersas no mundo do empreendedorismo,  Lissa trabalha efetivamente com as redes sociais na divulgação dos trabalhos que desempenha. No Instagram (@lissafelix) é possível visualizar as maquiagens feitas, vídeos com tutoriais e dicas da maquiadora. Preços, agendamentos e pagamentos são tratados diretamente com ela, a partir de um telefone comercial disponibilizado no perfil da conta. 

Com o lucro adquirido no trabalho, Lissa investe em produtos, cursos de aperfeiçoamento e lançamentos de tendências do mercado. “Os influenciadores lançam muitas tendências, então você tem que ficar inteirada para depois aplicar em clientes. Às vezes, não é preciso fazer cursos, basta seguir passo a passo de tutoriais que você consegue aprender”, afirmou.

Ao ser perguntada a respeito de hobbies, Lissa afirma que são os próprios trabalhos. “Eu adoro fazer o que faço! Quando não estou trabalhando, eu acabo trabalhando de maneira informal. Como sou estudante de Artes Visuais, sempre fico desenhando, pintando e maquiando para aprimorar as técnicas”.

Além das maquiagens, recentemente Lissa começou a realizar penteados. “Iniciei por uma questão de necessidade, pois perdia muitas clientes porque elas solicitavam cabelo e maquiagem, mas eu apenas maquiava. Aí, fiz um curso e hoje consigo desenvolver as duas coisas. Cessou o problema”, disse rindo.

Rodeada de mulheres empreendedoras na família, Lissa conta que busca ser independente a cada dia.  “A mulher tem aparecido muito mais, graças ao feminismo e às demais correntes. Como empreendedora quero  ter o meu próprio local. Esse é o objetivo”.

Lissa é maquiadora no estúdio Bárbara Cosméticos, localizado na Rua Dr. Hernani Gomes, 76-A, com a Av. Roberto Freire.
Para mais informações: @lissafelix
Nome: Lissa Carmona Torres Félix

Data de Nascimento: 07/04/1999

Naturalidade: Natal/RN

Idade: 20 anos

O que faz: maquiadora profissional e produz penteados

Hobbies: desenhar, ler e pintar
“Ia até a casa das amigas maquiá-las, mas não cobrava pelo serviço. Mas eu vi que poderia ser uma oportunidade de ganhar dinheiro”
“Sempre recebi incentivo, e quando viram que estava dando certo, pediram para continuar investindo”
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas