quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

#JovemPontoCom: A arte em papel de Sayonara

- Publicidade -

jovem.com


Vinícius Veloso
Repórter

Um corte aqui, uma impressão acolá. Tudo em perfeita sincronia e nos mínimos detalhes. Aliás, esse é o grande diferencial dos trabalhos da designer Sayonara Melo, de 17 anos, proprietária da empresa Papelaria Encantada que desenvolve papelaria festiva e personalizada. Há pouco mais de 5 anos, a jovem vem se destacando e se tornou referência na área de atuação.

Sayonara Melo Silva

Sayonara trabalha com papelaria há pouco mais de cinco anos

Segundo Sayonara, tudo começou com o chá de bebê da  pequena Brenda, irmã da jovem. “Naquela época eu não sabia nada sobre edição, e eu fiz os convites pelo Paint da forma mais simples possível. As pessoas elogiaram e gostaram do trabalho”, comentou rindo. Aos 13 anos, a empreendedora dava os primeiros passos no que seria a principal fonte de renda nos próximos anos.

Em 2013, após publicação de uma arte no Facebook, uma pessoa do Rio de Janeiro se interessou pelo que viu e solicitou a confecção de letras em 3D no tema Peppa Pig. Naquele momento, Sayonara e o pai perceberam a oportunidade de iniciar algo maior. O trabalho foi enviado para o estado do Sudeste e a cliente gostou do material produzido. Hoje, a empresa envia para todos os estados do Brasil.

Com o passar dos meses o projeto foi crescendo e tornou-se a “Papelaria Encantada”, mas também é chamada de “Papeliê Encantos”, este último, é o nome do  perfil do Instagram em que as pessoas podem entrar em contato, realizar pedidos e orçamentos.

Por semana, Sayonara realiza cerca de 15 produções divididas entre convites, topos de bolos, caixas e brindes dos mais diferentes temas. O principal público é o infantil, no entanto, desenvolve também trabalhos para festas de 15 anos, formaturas e casamentos. 

A cada atividade realizada é uma experiência nova para a jovem. Segundo ela, os projetos mais difíceis são aqueles criados pelas mães. “Uma vez eu tive que produzir o tema do Hulk, só que na versão feminina. Então, eu mantive as cores do super-herói e fiz o desenho de uma menina segurando o personagem. Foi trabalhoso, mas deu certo no final, porque no momento eu não tinha a menor ideia de como fazer”, explicou. Mas antes de desenvolver um tema que ainda não trabalhou ou que exige maiores detalhes, ela realiza pesquisas e assiste vídeos na internet para pensar em possibilidades.

Sayonara conta com o apoio dos pais durante as produções. Ela fica responsável pela criação de arte, impressão e corte, enquanto a mãe trabalha com a parte de finalização, atentando aos mínimos detalhes. Já o pai auxilia em outras funções, principalmente nos finais de semana. “O detalhe é nosso maior diferencial. Nós temos o cuidado de não deixar aparecer nenhuma parte em branco nem nada que fique sem personalização”, disse.

Além da ajuda da família, a designer tem parcerias com algumas papelarias e outros estabelecimentos que trabalham com temas festivos. “Eu consigo desconto em produtos que uso, faço divulgações e experimento novos materiais quando há novidades”. Ela também pesquisa produtos de maior qualidade e faz um balanço do quanto foi gasto na produção de uma festa e o valor líquido adquirido.

Religião
Sayonara é devota de Nossa Senhora de Aparecida. Devido a isso sempre que pode acompanha as celebrações realizadas na paróquia próximo de onde  mora e que leva o mesmo nome da padroeira. Em 2017, o pai dela teve um grave problema de saúde. A jovem cogitou deixar de lado o empreendimento, mas pediu a intercessão religiosa e a cura do pai. Meses depois, ele se recuperou e estava curado.

”Deus deu a confirmação juntamente com Nossa Senhora de Aparecida que não era o momento de parar as atividades na papelaria. Se eu tivesse parado naquele momento não estaria aqui hoje. Muita coisa mudou”, afirmou Sayonara.

Quando não está imersa no quarto, o espaço de produção das artes, os hobbies preferidos da empreendedora é assistir séries e sair com os amigos, mas sempre de olho numa ideia que pode ser um tema de trabalho.

Sonho todo mundo tem e com Sayonara esse desejo não é diferente. Tentando se firmar cada vez mais no mercado de trabalho, a designer afirma que momento quer trabalhar única e exclusivamente com a papelaria personalizada e tornar cada vez maior a Papeliê Encantos.

“Ela é uma empresa que não só atua nos ramos de festas, mas que consegue transformar uma simples folha de papel em branco no pedaço do sonho de uma mamãe, porque cada pedacinho que sai daqui é um sonho realizado. Então, com certeza eu sou muito feliz por conseguir transformar esses sonho”, explicou.

Nome: Sayonara Melo Silva

Data de Nascimento: 23/08/2001

Idade: 17 anos

Naturalidade: Natal/RN

O que faz: trabalha com papelaria festiva, é artista plástica e designer

Hobbies: Assistir séries e sair para comer com os amigos

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas