Repórter
Maria Eduarda fundou ‘A Vendinha’ em 2017. Hoje, além de compras pelo site, a loja conta com um espaço físico
Maria Eduarda Souza, de 22 anos, cursa o sétimo período de Publicidade na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ela é dona de uma loja de roupas em Natal e divide seu tempo entre os estudos e o empreendimento.
A loja surgiu em agosto de 2017. A ideia foi de Duda e do pai, seu grande patrocinador. No início as vendas eram feitas apenas online pelo Whatsapp e pelo direct do Instagram. As embalagens eram feitas com saquinhos de pão e todas as cartinhas para os clientes eram escritas à mão “desde o início eu prezo pela comunicação e pela proximidade entre o cliente e a loja” conta, “foi bem complicado no início porque a gente ia pro shopping (realizar entregas), com a embalagem bem bonitinha e as pessoas abriam, saia tudo feio” relembra Duda aos risos.
A estudante sempre foi interessada pelo mundo da moda. Foi acompanhando esse mundo que ela notou a escassez de variedades aqui em Natal, “aqui em Natal as lojas eram todas muito iguais, não tinham muitas variedades, e se tem, os valores são absurdos. Então a gente pensou ‘Porque não trazer peças diferentes num preço acessível que todo mundo vai gostar?”. Foi quando ela começou a trazer T-shirts com estampas diferentes, que fez o maior sucesso entre o público.
No último dia 30 de março o sonho ficou maior e ganhou casa. “A Vendinha” ganhou endereço físico. Agora, quase dois anos depois, as vendas podem ser feitas na loja e no site.
A loja física também foi pensada na comodidade das clientes. Como as entregas eram feitas em locais abertos, não era tão confortável, por exemplo, para provar alguma peça antes de efetuar a compra. Foi se colocando no lugar do cliente que o espaço físico nasceu.
Aliás, o relacionamento da loja com o cliente é o grande diferencial do estabelecimento. É uma das coisas que Eduarda mais preza e a mais comentada entre os clientes também. “Eu acho que vender por vender não te leva a lugar nenhum. Eu acho que a gente tem que criar esse relacionamento (com o cliente) para a pessoa se sentir confortável e ver que aqui não é um espaço só de compra e venda” diz.
Parceria
Matheus Silva, seu namorado, é seu grande parceiro no trabalho. Os dois dividem a rotina da loja juntos
Matheus é formado em Administração e auxilia a namorada na parte empresarial. No início de tudo, ele tinha o grande título de ser o ‘rapaz das entregas’, os dois prezam por fazerem pessoalmente as entregas para aumentar a proximidade com o cliente “Eu adorava” relembra, “ainda adoro, sou eu que faço as entregas as vezes”.
“Você já pensou na sua beleza hoje?”
Os saquinhos de pão deram espaço a uma sacolinha personalizada, e as cartinhas escritas à mão viraram um cartãozinho cheio de empoderamento, “você já pensou na sua beleza hoje?” é a frase que todas as clientes encontram ao abrir os pedidos. “Nosso propósito mesmo é mudar o dia das pessoas, seja numa cartinha, seja numa conversa. Desde o início a gente sempre coloca isso pra valorizar a beleza da pessoa.” Eduarda viaja uma vez por mês para renovar o estoque das peças da loja. Ela conta que o grande desafio é encontrar peças que vistam todos os tamanhos “Ainda é muito difícil encontrar, tanto no Plus Size quanto nos tamanhos menores, o mercado ainda não se adaptou tão bem a isso. A gente não distingue questão de beleza, então porque faríamos distinção na parte da venda dos produtos? Isso é o que a gente preza muito.” Atender a todos os tamanhos é agora a meta principal da empresa.
Para Eduarda e Matheus, a palavra que resume “A Vendinha” é amigável. Sobre o futuro, a ideia é expandir o negócio e abrir outras amigáveis ‘Vendinhas’ futuramente.
A Vendinha
Site: http://www.avendinha.com/