terça-feira, 14 de maio, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 14 de maio, 2024

JovemPontoCom: Nas ondas de Mateus Sena

- Publicidade -
jovem.com
Ícaro Carvalho
Repórter
O jovem garoto moreno de cabelos castanhos claros faz um rápido aquecimento. Coloca a prancha no chão, dá uns pulinhos e finalmente coloca a fiel companheira embaixo do braço: sentia-se pronto. O ritual parece ser cotidiano, visto que Mateus Sena surfa quase todos os dias. “Eu amo o mar”, diz o garoto de 16 anos, uma das novas promessas do Rio Grande do Norte no esporte. Antes de entrar na água, por fim, faz o sinal da cruz seis vezes: é a proteção que precisa para se dar bem nas ondas difíceis que terá de encarar daqui pra frente.

Mateus Sena

Mateus já era apaixonado pelo surf desde os três anos de idade
#SAIBAMAIS#Mateus é surfista desde os três anos de idade e participou pela primeira vez de uma competição aos cinco anos, ou seja, há pouco mais de uma década o garoto de Ponta Negra se dedica a desafiar  ondas e águas desconhecidas. A paixão veio de casa: com os pais “praianos”, como ele mesmo define, foi a partir do pai, também surfista à época, que a paixão pelo esporte surgiu.

“Meu pai foi surfista também, então foi por influência dele. Eu  o via  dentro d’água e despertou aquela vontade de conhecer como era a prancha. Ele me jogou na água e eu não consegui mais sair”, revela aos risos à Tribuna do Norte.

Nessa vida de surfista, Mateus, assim como tantos outros que pegam essa onda, têm um sonho em comum: ser campeão mundial de surfe. Ainda na categoria sub-16, a poucas ondas da profissional, o natalense disputa em outubro próximo o Mundial Junior ISA, maior torneio para jovens da sua idade. No ano passado ele já havia disputado o torneio, no Japão. Ele acabou  parando nas semifinais e voltando à Natal com a 8ª colocação na bagagem.

Na adolescência e já conhecendo os pormenores e as principais dificuldades de uma vida adulta, Mateus já surfou ondas que o deixaram calejado para uma vida que sabe que será difícil, mas que é o seu sonho: a de atleta.

“Eu não tenho um plano B ainda. O surfe é o que eu quero seguir, o que eu quero fazer, mas caso não dê certo, eu penso em alguma outra coisa. Só que pra agora a única coisa que eu penso é o surfe, é o meu treino, é poder estar dentro d’água fazendo o que eu gosto, que é surfar”, comenta.

Com pouca idade e com várias conquistas no currículo, não é nenhum absurdo dizer que Mateus Sena tem uma vida diferente da dos garotos da sua idade. Diferente em partes, como garante à reportagem. Ele vai à escola todos os dias, precisa tirar boas notas e claro, conciliar a vida de estudante e surfista. Treinando quase todos os dias da semana, a prancha dá lugar aos livros e cadernos no dia a dia. Ele garante: não é fácil, mas consegue.

“Vem sendo mais difícil a cada ano, porque cada ano a minha categoria vai subindo, o surfe vai aumentando de nível, são mais competições, o tempo de treino e a dedicação são maiores, então fica complicado conciliar escola e surfe, mas venho conseguindo. A mãe cobra muito, porque ela sabe que é muito importante. Não adianta só surfar, tem que ter o estudo também”, revela.

Na escola, o menino sorridente, brincalhão e de um jeito leve e descontraído, às vezes tímido, conta que recebe apoio de amigos e revela ainda que não se sente melhor ou pior que ninguém por ser uma das promessas nacionais do surfe.

“Não fico queixudo, não deixo de falar com ninguém. Estou só começando”, diz. Quando troca o mar pela sala de aula, Mateus conta que tem dificuldades com disciplinas que envolvam cálculos, somas e subtrações que parecem não dar resultado e projeções que não se encaixam na sua cabeça. A disciplina preferida: “Educação Física”, Mateus é rápido na resposta. E um eventual caminho a seguir caso o mar não esteja para praia? “Biologia”. Não tem jeito. A ligação com as águas é estreita até nas escolhas acadêmicas, uma opção alternativa caso as manobras não se encaixem.

Como Mateus fala, o momento é de amadurecer dentro e fora d’água e crescer mentalmente e espiritualmente  no esporte. O fato é que a promessa natalense quer surfar uma onda de cada vez, buscando ganhar as águas desconhecidas que por ele aguardam.

Mateus Sena

Nome: Mateus Zauli dos Santos Sena
Data de Nascimento: 28/03/2002
Idade: 16 anos
Naturalidade: Natal-RN
O que faz: Surfista e uma das promessas do esporte no RN
Hobbies: Jogar videogame, ouvir música e claro, surfar
“Quando eu estou surfando sou o Mateus Sena. Quando estou na escola sou o Mateus Zauli. Não fico queixudo, não deixo de falar com ninguém. Estou só começando”.

“Vamos surfar uma onda de cada vez. Amadurecer tanto dentro quanto fora d’água pra poder disputar com os melhores do mundo”.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas