quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

#Jovempontocom: O cuidado aos animais de Iris Campos

- Publicidade -
Matteus Fernandes
Repórter

Iris Campos é daquelas pessoas que buscam mudar a realidade ao seu redor. De várias causas que já ofereceu seus esforço, hoje, a jovem faz parte do Gataiada Brechó, iniciativa que reverte o dinheiro arrecadado em venda de roupas para, dentre outras ações, castrar animais de rua. O jeito meigo da jovem não se deixa confundir com o empenho que ela presta.

A estudante Iris Campos faz parte de um projeto que arrecada dinheiro para castrar animais de rua


A estudante Iris Campos faz parte de um projeto que arrecada dinheiro para castrar animais de rua

Para quem se diz tímida, Iris é bastante desenvolta quando o assunto é falar sobre os projetos que fez ou faz parte. A jovem de 21 anos de idade mora em Natal desde 2016, quando veio de São Miguel, cidade a 429 quilômetros de distância da capital potiguar, para iniciar os estudos no curso de direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Foi com uma amiga da universidade que ela conheceu o projeto de cuidado aos animais, simpatizou com a iniciativa e resolveu se tornar uma colaboradora desde 2018. “Eu tenho um senso de admiração por estar em um projeto onde as pessoas colaboram tanto e acreditam tanto na causa. Eu já tinha feito muitas ações isoladas com animais, mas nunca tinha me associado a pessoas que me tivessem gerado um impacto tão grande”, conta ela.

Entre gatos e cães, a colaboração de Iris já ajudou a tratar 117 animais domésticos, seja com a castração, a compra de medicamentos, disponibilização de um lar ou a promoção de exames.

No campo do direito, ela desenvolveu um olhar diferenciado sobre as leis que versam sobre os crimes de maus-tratos a animais. Iris pensa que a área tem progredido, nesse sentido, mas acredita que não chegou ao estágio satisfatório.

Gataiada Brechó
Por o Gataiada Brechó ser um projeto conduzido por três jovens que dedicam boa parte do seu tempo com outras atividades do dia a dia, uma plataforma digital tem se mostrado uma aliada fundamental. O perfil no instagram @gataiada.brecho, com 18,3 mil seguidores até a publicação desta matéria, é o espaço onde as peças à venda, os animais que precisam ser adotados e as ações promovidas são divulgados.

Iniciativa inusitada para estimular a adoção
Destacando a importância das redes sociais no trabalho que ela faz junto com as amigas, Iris teve uma ideia inusitada para estimular a adoção de gatos. No dia a dia, enquanto avistava vários felinos vivendo nas ruas, a jovem se indagou onde as pessoas procuram por gatinhos e gatinhas. A resposta veio rápido à cabeça, “no Tinder”, aplicativo de encontros. Ela criou um perfil em que colocava as fotos dos gatos, na intenção de conseguir pessoas para adotá-los.

Jovem de várias causas
Além do Gataiada Brechó, Iris participou de projetos de criação de biblioteca comunitária, de lar de idosos, de ações socioeducativos, de mobilização política e de fiscalização de contas públicas. Experiências que conta com orgulho de ter contribuído.

“Eu acho que ninguém faz nada sozinho”, diz Iris, refletindo sobre a importância que as ações em conjunto têm de impactar positivamente na sociedade.

“Eu acredito que, como seres que se propõem a viver em comunidade, nós temos de ter esse senso comunitário para buscar soluções conjuntas para problemas que, às vezes, o estado não alcança. E não é que você precise procurar um projeto. Você pode procurar por algum e ajudar na medida em que você se sinta confortável a fazer”, destaca Iris, a jovem que acredita na força que as ações coletivas têm.
Nome: Iris de Freitas Campos

Idade: 21 anos

Naturalidade: São Miguel/RN

O que faz: estudante do curso de direito e integrante de projeto de cuidados a animais de rua

Hobbies: desenhar, correr, fazer trilha e acampar

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas