quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

#Jovempontocom: O Nado e a coragem de Gustavo da Silva

- Publicidade -
Milka Moura
Repórter
Quando o sol nasce em Arez, município do Rio Grande do Norte com 14.176 habitantes segundo o IBGE, Gustavo da Silva se prepara para mais um dia de aula. Ao fim da manhã, a volta pra casa é rápida e o almoço também. Já é hora de embarcar para mais um dia de viagem até Natal. Todas as tardes Gustavo e sua mãe, Ione Pimentel, se deslocam para a Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef). Gustavo é um dos vários atletas que conheceram a entidade e tiveram suas vidas mudadas por ela.

Gustavo da Silva Pimentel é atleta da Sadef desde 2017


Gustavo da Silva Pimentel é atleta da Sadef desde 2017
Ao nascer, ele sofreu  insuficiência de oxigênio no cérebro. E ao crescer Gustavo teve dificuldades ao falar, sentar e outras atividades do desenvolvimento infantil. Mas foi aos quatro anos e meio de idade, que ele foi diagnosticado com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH.

Em 2017, ao entrar na Sadef, Gustavo descobriu a natação e junto com o esporte descobriu também que não tinha limites.

“Na primeira vez eu não sabia nadar, comecei do zero”, relembra enquanto exibe orgulhosamente uma bolsa cheia de medalhas reluzentes. A primeira competição foi nos Jogos Aquáticos em Fortaleza, ele participou mas não medalhou. Na seguinte, nos Jogos Escolares em 2018, treinou mais e conquistou o terceiro lugar, sua primeira medalha.

De lá pra cá, a carreira de atleta de Gustavo é acompanhada por muitas vitórias. Quando a pergunta é sobre a sensação de ganhar tantas medalhas, a resposta vem em tom de alívio: “A sensação é boa. As pessoas diziam que por eu ser deficiente eu não poderia ser nada na minha vida. Então eu botei na minha cabeça de mostrar o contrário, eu disse ‘vou vencer, vou vencer’ e até hoje estou vencendo”, conta.

E a vitória mais recente foi no Campeonato Brasileiro de Natação (ABDEM) do Comitê Paralímpico Brasileiro que aconteceu nesse mês de novembro.

O potiguar voltou de lá com quatro medalhas de ouro nas categorias, 50m borboleta, 50m livre, 100m livre e 200m livre. “Para ser um atleta 100% é você contra você”, reflete.

O potiguar conquistou quatro medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de Natação - ABDEM


O potiguar conquistou quatro medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro de Natação – ABDEM
Humildade é palavra que Gustavo repete incansavelmente durante toda a entrevista. É isso que ele acredita ser o essencial para alcançar seus objetivos. O jovem atleta que faz questão de cumprimentar os adversários antes e após cada prova, sonha com o futuro onde poderá se tornar um paralímpico de natação profissional, “se eu não for humilde com as pessoas, eu não vou chegar em lugar nenhum” explica.

Mesmo com a pouca idade, Gustavo parece já ter descoberto o segredo de todo atleta que sonha com o pódio. Coragem e vontade, “é só o cara querer”, acredita. “Para você ser um atleta 100%, não é ninguém que faz por você não, é você contra você” acrescenta.

Assim, todo fim de tarde, quando o sol se põe em Natal, Gustavo volta para casa com uma vida inteira de sonhos.

Nome: Gustavo da Silva Pimentel

Data de Nascimento: 11/08/2004

Idade: 15 anos

Naturalidade: Arez/Rio Grande do Norte

O que faz: Natação, estudante do ensino fundamental

Hobbies: No meu tempo livre eu gosto de jogar futebol, jogar videogame e mexer com mecânica
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas