#JovemPontoCom: Os golpes precisos do karatê de Iago Medeiros

Publicação: 2019-09-28 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
jovem.com

Tales Lobo
Repórter

Técnica, precisão, disciplina, respeito, responsabilidade. O Karatê leva pra vida quem o pratica, virtudes e princípios que vão muito além da força e do combate. Para Iago Medeiros esses valores são mais importantes do que qualquer medalha ou prêmio que o esporte possa lhe proporcionar.
Com apenas 18 anos, o carateca potiguar já dedicou 13 ao esporte, o que rendeu não só a faixa preta e resultados no tatame, mas ensinamentos para todos os campos da vida. O que começou como uma brincadeira para auxiliar no tratamento da asma, virou estilo de vida, coisa séria que influencia cada decisão tomada por Iago no dia-a-dia.

Iago Medeiros     
      Iago de apenas 18 anos já dedicou 13 de sua vida ao Karatê


Iago revela que o Karatê entrou em sua vida por acaso, já que praticava natação, mas uma alergia forçou seus pais a procurarem outra modalidade para ele. “Com cinco anos desenvolvi uma alergia ao cloro da piscina e meus pais me colocaram no Karatê, mais como uma forma lúdica, porém acabei pegando gosto e foi ficando sério aos poucos.”

O tal 'gosto' de Iago se aflorou ainda mais ao participar das primeiras competições. Ele relembra o momento marcante de seu primeiro torneio, ainda na infância, quando percebeu que o Karatê era sua paixão. “Foi nos jogos internos do colégio. O nível não era tão rigoroso, mas por ser a primeira conquista ficou marcado” revelou o carateca.

Valores para a vida
As artes marciais são conhecidas por ensinamentos que seus praticantes levam para além dos treinamentos. Criado no Japão e difundido por todo o Mundo, o Karatê exige que os lutadores desenvolvam cinco princípios básicos antes mesmo de irem para o combate. São eles: Esforçar-se para formação do caráter, fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão, criar o intuito de esforço, respeitar acima de tudo e conter o espírito de agressão.

Essa filosofia que Iago carrega consigo mesmo fora dos tatames.  “Aos poucos isso foi entrando na minha vida até mesmo sem eu perceber. O Karatê tem essa questão muito forte da disciplina e do respeito que a pessoa leva para o seu convívio. Por isso já estou aqui há 13 anos no esporte” afirma.

Sobre o tatame, Iago já ganhou destaque e espera crescer ainda mais. Ele é campeão brasileiro em duas categorias; no Kata, onde juízes avaliam a performance e a técnica dos movimentos do atleta, e no Kumite, quando há o combate com outro carateca. Além disso, o potiguar tem um vice-campeonato sulamericano e é recordista de conquistas nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNs), onde foi seis vezes atleta ouro.

O título mais recente de Iago foi na Taça Patriota, ainda neste mês de setembro, um campeonato tradicional do esporte no Rio Grande do Norte e que contou com a presença de atletas de outros estados. Agora o carateca volta as atenções aos Jogos Universitários, que acontecem no mês de outubro em Salvador.

Recentemente, o Karatê se tornou esporte olímpico, o que alimenta ainda mais os sonhos de Iago. Com um sorriso no rosto, ele afirma que traz esse desejo há muito tempo; “Desde pequeno, antes mesmo do Karatê ser esporte olímpico eu já tinha esse desejo. Agora é uma possibilidade.”

Como a maioria dos atletas brasileiros, Iago sofre com a falta de patrocínio. Ele revela, inclusive, que sua principal meta para o futuro é se manter como atleta, com renda e apoio para participar das competições. “Meu maior desejo é ter uma sustentabilidade pra poder viajar e competir com o que eu gosto”

 “O patrocínio acaba sendo o 'pai-trocínio', porque são meus pais que acabam bancando e ajudando.” Cita Iago dizendo que os familiares são os seus principais apoiadores.

Mesmo quando não está envolvido com o Karatê, Iago gosta de estar sempre ligado ao esporte. Entre suas principais atividades na hora de se divertir estão andar de bicicleta ou jogar um futebol com amigos.

A vida de atleta influenciou até mesmo nos estudos de Iago. Ele estuda Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, curso escolhido justamente por conta da paixão pelo esporte.


Nome: Iago Medeiros

Data de Nascimento:  19/03/2001

Idade: 18 anos

Naturalidade: Natal-RN

O que faz: Atleta de Karatê e estudante de Educação Física

Hobbies: Jogar futebol e andar de bicicleta


continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários