quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

#Jovempontocom: Os sons da bola de Lucas

- Publicidade -

jovem.com


Anthony Medeiros
Repórter

Lucas Araken é fã de funk. Ele não especifica uma só música ou intérprete, mas sorri falando sobre o seu estilo musical favorito e afirma que “não mentiria dizendo que ouve música clássica”. À tarde, costuma escutar seus colegas de classe e professores em uma escola na qual está matriculado no bairro do Alecrim, na zona Leste da capital. No entanto, é pela manhã que o garoto ouve a melodia emitida por guizos no interior da bola de Goalball, som que mais o fascina.

Lucas Araken, jogador de Goalball


Lucas Araken, é atleta de Goalball e disputou o mundial da categoria esse ano na Austrália

A modalidade é praticada por atletas com algum tipo de deficiência visual e é através dela que o adolescente vem conseguindo cada vez mais destaque. No início do mês passado, Lucas foi convocado para a Seleção Brasileira de jovens para a disputa do mundial da categoria, na Austrália. De lá, voltou com o vice-campeonato e o reconhecimento de ter sido um dos melhores jogadores do certame.

A competição foi disputada na Austrália entre os dias 2 e 10 de agosto e reuniu seleções de todo o mundo para a prática da modalidade, criada em 1946 pelo austríaco Hanz Lorenz e pelo alemão Sett Reindle para reabilitar veteranos da Segunda Guerra Mundial que perderam a visão em batalha. No caso de Lucas Araken, a deficiência visual que possui é causada por conta de um glaucoma congênito, ou seja, quando o indivíduo já nasce com  alteração no nervo óptico, responsável por causar dano irreversível das fibras nervosas, o que acarreta na perda do campo visual.

Após uma infância difícil, na qual revelou ter sofrido bullying pelo simples fato de não enxergar, foi no Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN que ele encontrou apoio, como fez questão de salientar. Na instituição, se alfabetizou, encontrou apoio e começou na prática do esporte, aos 11 anos. “Quando eu terminava minha aula de braile, eu iá pra quadra acompanhar os treinos da modalidade. Pegava as bolas, mostrava interesse, foi aí que a professora me deu uma oportunidade de começar a treinar também’, explica Lucas.

A professora em questão é Ana Cláudia Alves, chamada pelo próprio atleta de “segunda mãe”. Ela explica que o biotipo atlético do adolescente – mesmo enquanto era criança – já dava indícios do atleta que ele poderia se tornar. Diariamente, Lucas deixava sua residência no bairro do Golandim, em São Gonçalo do Amarante, até chegar ao Instituto, onde treina até hoje. Com essa dedicação, Lucas passou a competir entre adultos já aos 12 anos em competições regionais e passou a elevar ainda mais o seu nível de jogo. Aos 14, idade mínima para competições escolares nacionais, defendeu o Rio Grande do Norte nas Paralimpíadas Escolares pela primeira vez e sagrou-se melhor jogador e artilheiro da competição, de onde saiu com a medalha de bronze.

Na edição seguinte do certame, veio o título da competição após novas atuações de destaque. Apesar da expectativa que as conquistas e números traziam, Lucas afirmou que não soube como reagir quando soube que estava convocado para a Seleção Brasileira de jovens para o Mundial da categoria, sua primeira convocação. “A sensação foi incrível. Na verdade, nunca esperava que o esporte fosse me levar tão longe. Quando fui convocado, tudo fez muito mais sentido e me mostrou que, com humildade, posso chegar ainda mais longe”, afirmou.

Para o futuro, o adolescente tem sonhos e planos. A vontade de sobreviver do esporte é certa para o atleta. Seu exemplo é outro potiguar que manda bem no Goalball: Romário. Aos 30 anos, o atleta acumula títulos individuais como o de melhor jogador de Goalball de todo o planeta em uma temporada, artilharia e medalhas de Paralimpíadas, por exemplo. Hoje, Romário atua em São Paulo sazonalmente e treina ao lado de no Ierc na temporada que passa em Natal. “Ele é meu espelho e não podia ser outro. Quando ele está em Natal, fico tentando tirar o máximo da habilidade que ele tem nos treinamentos. Me ajuda muito, é nele que me espelho”, revela.

Nome: Lucas Araken

Data de Nascimento: 08/03/2003

Idade:16 anos

Naturalidade: Natal-RN

O que faz: Atleta da Seleção Brasileira de Jovens de Goalball

Hobbies: Escutar música
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas