quinta-feira, 28 de março, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Jovens marcam protesto para dia 28

- Publicidade -

Roberto Lucena
Repórter

Eles usam boné, bermuda folgada, tênis e camisetas. O destaque das peças é sempre a marca do fabricante. Correntes, brincos e alguns anéis prateados completam o visual. Além da vestimentas, possuem em comum o gosto musical e a preferência pelo shopping Midway Mall quando o assunto é diversão nas tardes de sábado. E foi justamente no centro de compras e lazer mais conhecido da cidade onde os “pintas” –  nome  usado para classificar os jovens estereotipados – viraram motivo de polêmica no último fim de semana. Impedidos de entrar no local, alguns jovens prometem revidar com a realização de uma manifestação denominada “Protesto dos Pinta” (sic).

A confusão registrada na tarde de sábado passado ainda não foi completamente explicada. Uma foto de uma das entradas do shopping onde seguranças supostamente impedem a entrada de algumas pessoas foi divulgada nas redes sociais e ganhou comentários raivosos da maioria dos internautas. A ação dos seguranças seria o desdobramento de outras ações,  há algumas semanas, quando jovens de torcidas organizadas rivais promoveram baderna na praça de alimentação do Midway.

Ainda nas redes sociais, o jovem Jordson Martins contou que foi expulso do shopping pelos seguranças. “Dia 14 fui ao Midway com meus colegas. De repente fui abordado pelos seguranças. Eles alegaram que eu tinha me envolvido na última confusão. Cinco seguranças me levaram à força para um corredor onde me espancaram”, escreveu o rapaz. “Estou fazendo os procedimentos necessários para defender todos que ali frequentam. Peço a colaboração de todos”, completou Martins.

A expulsão de Jordson teria acontecido concomitantemente à proibição do acesso de outras pessoas ao shopping sem que estas tivessem cometido qualquer ato de vandalismo ou crime. “O critério para proibir a entrada do pessoal era a vestimenta e a cor da pele”, disse um outro internauta. A partir daí, uma série de comentários em desfavor da administração do shopping surgiu.

O caso ganhou mais repercussão quando o internauta Henrique Barros (Marreco) decidiu propôr uma manifestação. Com o lema “Os pinta (sic) também tem direito de entarr (sic) no shopping”, o jovem está convidando centenas de pessoas para participar do “Protesto dos pinta” (sic). O protesto está marcado para acontecer no próximo dia 28, a partir das 17h. Até o início da noite de ontem, 636 haviam confirmado presença no evento.

Não há detalhes de como o grupo pretender agir. É possível que cenas como as registradas no shopping Itaquera e shopping Internacional de Guarulhos, ambos em São Paulo – quando grupos de jovens da periferia entraram nos locais e causaram tumulto – se repitam na capital potiguar. Mas segundo o presidente da Associação dos Lojistas do Midway (Alomid), Denerval Júnior, não há motivos para preocupação. “Soubemos de alguns eventos que ocorreram esse fim de semana. Quanto a esse protesto, não sei de nada. Mas a segurança do shopping está sempre observando, sempre atenta. O shopping está preparado para essas eventualidades”, contou.

Denerval Júnior comentou que, durante as brigas entre torcedores na praça de alimentação, não houve prejuízos para os lojistas. O comandante da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, explicou que a PM não foi chamada em qualquer ocorrência no Midway sábado passado. “Não tivemos conhecimento de nenhuma ocorrência”, disse. O comandante disse ainda que, caso necessário, os policiais vão intervir. “Temos uma boa relação com a segurança do shopping. Se necessário, em casos de desobediência pública, vamos agir. Estamos preparados”, completou.

Ontem à tarde, a reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Midway Mall. Por telefone, o assessor responsável informou que enviaria resposta dos questionamentos envolvendo o problema. No entanto, até o fechamento desta edição, não houve contato de retorno.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas