quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

JPA Travel: 80% vendido

- Publicidade -
Faltando ainda oito meses para o evento, a 9ª edição do JPA Travel Market já apresenta números inéditos. Aproximadamente 80% do espaço físico já está vendido ou reservado, demonstrando um aumento considerável no interesse de empresas do setor para estarem participando desta edição. O volume negociado supera em 25% o mesmo período do ano passado.
Os diretores atribuem a grande procura à internacionalização do evento, que na edição de 2018 ganhou um novo nome, trouxe fortes marcas internacionais e pela primeira vez recebeu buyers de outros países. Esse resultado indica que o JPA terá notoriamente um maior fluxo de negócios nesta edição.

Segundo Claudio Junior, diretor comercial do JPA Travel Market, ‘’a tendência é de que a cada ano aumente a quantidade e qualidade dos agentes, operadores e buyers que visitam o evento, pois buscamos a cada dia crescer também sob este aspecto’’. 

Além da satisfação dos expositores, que estão renovando sua participação mais cedo graças ao bom resultado do ano anterior, novas empresas estarão participando pela primeira vez este ano. O evento ocorre nos dias 18 e 19 de outubro de 2019 no Centro de Convenções de João Pessoa e é exclusivo para profissionais do turismo.

Encontro de Turismo em Lisboa
O 3º Encontro Internacional dos Profissionais do Turismo de Lisboa será no próximo dia 11, às 19h30, no Vila Gale Opera. A idealizadora e promotora do evento, jornalista Cristina Lira, lembra que o evento será em formato palestra-jantar e  receberá nomes conceituados no mercado internacional, como  o presidente do grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Ameida; o professor de Turismo e Gastronomia da Universidade Lusófona de Lisboa, Nuno Nobre; o presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, António Marques Vidal; o presidente do grupo Schultz, Aroldo Schultz; e o diretor de Turismo de Portugal, Joaquim Pires.

Em Lisboa, o evento terá apoio do Vila Gale, Schultz Operadora, Travel Ace Brasil, El Corte Inglês de Lisboa e Msom de  Natal. De Natal, estarão presentes o presidente da Abav-RN, Abdon Gosson; o presidente da ABIH-RN, José Odécio; a secretária de Turismo de Santa Cruz (RN), Marcela Pessoa; a secretária de Turismo de Tibau do Sul e Pipa, Beth Bauchwitz; e a gerente de Promoção Internacional da Emprotur, Nayara Santana.

Porto

Antes do evento de Lisboa acontecerá o I Encontro Internacional dos Profissionais do Turismo do Porto, no dia 7 de março, no Vila Gale Porto Ribeira. Será realizado em formato coquetel, com apresentação inicial da diretora da Anetours Viagens e Turismo, do Porto, Mariana Oliveira. Em seguida, a palestra será do diretor da Senator Turismo de São Paulo, o brasileiro Carlos Dezen. 

Relatório da OMT é otimista
O turismo internacional cresce a cada ano e segundo a Organização Mundial de Turismo todas as regiões do mundo registraram crescimento durante os nove primeiros meses de 2018. O aumento foi de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior, refletindo um cenário econômico positivo neste setor.

Em 2017, as despesas de turistas brasileiros no exterior totalizaram US$12,4 bilhões, alta de 31% se comparado a 2016, segundo o Banco Central do Brasil. No mesmo ano, quase três milhões de empregos formais estavam atrelados ao setor de turismo no país.

“De lá pra cá as coisas melhoraram muito e já é possível notar uma revitalização econômica do setor”, avalia Henrique Mol, diretor executivo da Encontre Sua Viagem, rede de franquias com foco em serviços de turismo. “O brasileiro está mais confiante com a economia e o ambiente de negócios parece bem mais favorável do que alguns anos atrás”, explica.

Para a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Brazota), 2019 tem tudo para manter os índices positivos e apresentar um crescimento ainda maior. Mas apenas o cenário positivo da economia não é suficiente para manter o negócio a todo vapor.

O novo Mapa do Turismo Brasileiro
Os 5.570 municípios brasileiros poderão pleitear sua inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021 a partir de 01 de abril. É nesta data que começa a contar o prazo oficial, que termina em 30 de julho, para cadastramento e inserção dos documentos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo. Vale lembrar que novos critérios, compromissos e recomendações foram estabelecidos para a próxima edição do Mapa que, atualmente, é composto por 3.285 municípios.

A lista de critérios obrigatórios para integrar o Mapa inclui a necessidade de o município ter um órgão de turismo em atividade, conselho municipal de turismo funcionando e orçamento próprio destinado ao turismo, além de possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastur. São eles: meios de hospedagem; agências de viagem; parque temático; acampamento turístico; organizadoras de eventos; guia de turismos e transportadoras turística.

Polo Serrano promove reunião
A primeira reunião dos Conselhos Regionais de Turismo do Rio Grande do Norte ocorreu na terça-feira passada no município de Serrinha dos Pintos. Na pauta, o Polo Serrano debateu a portaria do Ministério do Turismo que trata do remapeamento e traz novas regras para os municípios que desejarem compor o Mapa do Turismo Brasileiro. Também foi apresentado o funcionamento do Cadastur, assim como o calendário de participação em eventos turísticos da Setur/RN e Emprotur.

A implementação da sinalização turística do Polo Serrano, que está em andamento com recursos do Banco Mundial através do projeto Governo Cidadão, também foi discutida. A previsão de término da sinalização é março deste ano.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas