quinta-feira, 28 de março, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Juiz determina limpeza de lagoa

- Publicidade -

CLADESTINAS - Ligações clandestinas poluem a lagoa

A Prefeitura de Natal está obrigada, judicialmente, a coibir as ligações clandestinas de esgoto que desaguam na Lagoa dos Potiguares, em Morro Branco. Essa foi a determinação do juiz substituto da 4ª Vara da Fazenda Pública, Paulo Luciano Maia. Atendendo liminarmente a pedido do Ministério Público Estadual, o juiz determinou que a Prefeitura faça um levantamento da situação de esgotamento das casas em volta da lagoa, tome providências para evitar as ligações clandestinas e refaça o equipamento de proteção.

A determinação é dirigida para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, URBANA e Secretaria Municipal de Obras e Viação (SEMOV).  A promotora de Meio Ambiente, Rossana Sudário, chamou atenção para o fato de que a multa diária de R$ 500, definida pelo juiz, será paga pelos moradores responsáveis pela ligação.

“Antes dessa decisão, já tínhamos feito, algumas vezes, acordo com o município. É da Prefeitura a responsabilidade para fiscalizar e coibir essas ligações clandestinas na Lagoa dos Potiguares”, comentou Rossana Sudário.

Os moradores do bairro de Morro Branco festejaram a decisão judicial. Luís Gonzaga Barbosa, comerciante, lembrou que os problemas são muito grandes nos períodos de chuvas. “Quando a lagoa enche, transborda, é muita muriçoca, muitos problemas”, disse ele.

No entanto, mesmo fora dos períodos de inverno, os moradores também tem problemas provocados pelo mau uso da Lagoa dos Potiguares. “As pessoas colocam até animais aí dentro”, denunciou Luís Gonzaga.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas