Natal
Juiz faz críticas à nomeação de titular para a Sejuc, no início da Gestão Robinson
Publicado: 08:54:00 - 15/01/2017 Atualizado: 18:13:39 - 15/01/2017
O juiz de execuções penais de Natal, Henrique Baltazar, fez críticas à atuação do Governo do Estado no gerenciamento do sistema penitenciário. O juiz escreveu no perfil pessoal do Facebook e chegou a afirmar que governo deveria ter nomeado, logo no início da Gestão, alguém experiente para Secretário Estadual de Justiça. "Tive essa conversa com a equipe do governador em 05 de janeiro de 2015, quando adverti o erro, pois o governador nomeou para o cargo um rapaz honesto e de boa vontade, mas totalmente inexperiente, que nao soube lidar com o Sistema prisional e o resultado foi as rebeliōes de março de 2015." Atualmente, quem está na função é o delegado paraibano,  Wallber Virgolino.

Leia Mais

A crítica à nomeação do entāo secretário (Zaidem Heronildes da Silva, que foi o primeiro da Gestão Robinson) foi um dos sete pontos listados pelo magistrado. “Seria diferente a situação se o atual governo do RN tivesse acatado minhas sugestões?”, questionou.

A crítica ao secretário é o primeiro ponto da lista: “No início, nomear alguém experiente para a Sejuc”, seria a primeira sugestão do juiz.

As demais, são: construir emergencialmente vários pequenos presídios, contratar agentes penitenciários temporários, apressar a construção da nova cadeia de Ceará Mirim, manter um presídio de maior segurança para os presos mais perigosos, escolher com cuidado os diretores de unidades prisionais e usar os recursos do Fundo Penitenciário, equipando os presídios.

O juiz conclui a postagem afirmando que fez outras sugestões para a melhoria do sistema prisional, não atendidas pelo Governo do Estado.

*Atualizada as 17h para acréscimo e correção de informações 

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte