sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Julgamento de hoje pode causar uma reviravolta na Série B

- Publicidade -

ENVOLVIDOS - Os árbitros José Paulo Danelon e Edílson Pereira causaram sérios prejuízos ao futebol

Gazeta Press  São Paulo (SP) – Poucas horas após a divulgação da tabela do Campeonato Brasileiro da Série B de 2006, a competição, que ainda nem começou, pode sofrer uma reviravolta. Hoje, às 15h (horário do RN), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) irá julgar recurso da Federação Baiana de Futebol (FBF) que pode causar um verdadeiro caos na Segunda Divisão.

O imbróglio começou no final do ano passado, após o escândalo de manipulação de resultados envolvendo os árbitros paulistas Edílson Pereira de Carvalho e Paulo José Danelon. O STJD decidiu anular os 11 jogos apitados por Edílson na Série A e todos eles foram disputados novamente. Entretanto, as quatro partidas apitadas por Danelon na Série B tiveram seus resultados mantidos.

Após o rebaixamento de seus dois mais importantes representantes, Bahia e Vitória, à Série C, a FBF entrou com um recurso no STJD contra a diferenciação nas decisões da entidade. A reivindicação é para que, assim como na Série A, as partidas também sejam anuladas na Série B. Se isso acontecesse, os clubes baianos escapariam da degola e a fase final da Segunda Divisão do ano passado – que teve a participação de oito clubes – também se modificaria.

“O Vitória espera que o resultado do julgamento do recurso seja favorável à FBF. Se valeu a anulação dos jogos na Série A, tem que valer para a Série B. Não há argumentação que justifique a diferença nas decisões”, disse o presidente do Vitória, Ademar Lemos, ontem.

Entretanto, a tendência é de que o STJD mantenha sua decisão inicial e não acate a representação feita pela entidade baiana. O argumento predominante entre os membros do tribunal é de que são duas situações diferentes envolvendo as Sérias A e B: na primeira, o campeonato ainda estava em curso e, portanto, havia possibilidade concreta de correção; na última, a competição já tinha sua primeira fase encerrada e não havia como fazer modificações na tabela.

Em relação ao planejamento do Vitória para a seqüência da temporada, Ademar Lemos garante que o clube pensa na Terceira Divisão neste momento. “Nós temos planejamento para disputar as competições que estão programadas até o momento: o Campeonato Baiano, em que estamos muito bem, a Copa do Brasil e a Série C. Mas estamos com toda a expectativa de que a decisão de amanhã (quinta) seja favorável a nós”, diz.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas