sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Julho dos livros

- Publicidade -

Woden Madruga [ [email protected] ]

O mês vai findando com uma boa penca de lançamentos de livros, edições novas e reedições também. Têm caído boas chuvas no chão da literatura da aldeia, que continua viva. Semana passada, por exemplo, Manoel Onofre Jr. nos brindou com uma edição comemorativa dos 30 anos de seu “Chão dos Simples”, quarta-feira, 23, na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, onde ele tem assento como imortal. Foi uma noite festiva. De uma tacada Manoel Onofre autografou uns cem exemplares, mas não cansou a munheca, feliz que só que estava.

Quinta-feira que vem 31, depois de amanhã, fechando no mês, a Academia voltará a abrir  suas cortinas, agora para a festa de Valério Mesquita, que autografará o seu novo livro, “Causos 2014”, a função começando coisa das 18 horas. No calendário da Igreja Católica,  a de Valério, o dia 31 é consagrado a Santo Inácio de Loyola, o inspirador do Papa Francisco.

Ontem, no NAC (Núcleo de Arte e Cultura, da UFRN), aconteceu o lançamento da segunda edição de “Prelúdio e Fuga do Real”, de Luís da Câmara Cascudo. A primeira edição é de 1974 com o selo da Fundação José Augusto. Uma edição muito pobrezinha, com falhas. Agora (tenho ouvido comentários) o livro sai com o tratamento gráfico que uma obra de Cascudo merece. Trata-se de uma parceria entre a Global Editora e a Edufrn. Ontem, 28, foi o aniversário da morte do Mestre. Lá de vão 28 anos.

Na quinta-feira, agora no Pink Elephant (deve ser elefante cor de rosa), será a vez do médico e pesquisador Pedro Guilherme Cavalcante lançará  dois volumes do seu livro “A Terra do Açúcar”, escrito no rastro da ocupação holandesa no nordeste brasileiro. A História romanceada. O livro sai com selo da editora “Jovens Escribas” com o apoio da Federação do Comércio RN. O volume 1 tem o título de “A guerra holandesa”, o volume 2, “O traidor e o patriota”. Projeto gráfico de Danilo Medeiros e ilustrações de Márcio Santos.

De Mossoró nos chega “Perdão”, primeiro romance de Francisco Rodrigues da Costa, que está no time dos bons cronistas potiguares, uns cinco livros publicado. Começou a escrever aos  70 anos. Hoje anda firme nos 81, segundo acabo de ler no prefácio de Aécio Cândido. Será lançado quinta-feira na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, a partir das 19 horas. O livro, capa dura, foi editado pela editora Sarau das Letras, projeto gráfico e capa de Augusto Paiva.

Sábado passado foi a vez Clauder Arcanjo, contista, poeta e cronista lançar seu novo livro de crônicas, “Uma garça no asfalto”, que aconteceu na Biblioteca Municipal José Alcides Pinto, da cidade de Santana do Acaraú, Ceará, onde nasceu. Clauder Arcanjo  é radicado  em Mossoró. O livro tem orelhas assinadas por Nicodemos Sena e capa de James Cabral Valdana. Editora Letra Selvagem, de Taubaté, São Paulo.

A boa safra de julho se completa com o livro de Murilo Melo Filho, “Os Senhores da Palavra”, que o autor acaba publicar no Rio de Janeiro.  Natalense, nascido na Ribeira, na mesma rua das Virgens, onde nasceu Luís da Câmara Cascudo, Murilo, jornalista político e escritor, membro da Academia Brasileira de Letras – que editou o livro em parceria com a Topbooks -, bem que poderia  lançá-lo por esta aldeia.

Murilo Melo Filho reuniu no livro histórias, estórias e causos  contados por quase sisudos acadêmicos, imortais que também são contadores, narradores ou personagens de histórias engraçadas. Um desses imortais é o escritor Peregrino Jr, segundo norte-rio-grandense a chegar a Academia Brasileira de Letras. O primeiro foi o historiador  Rodolfo Garcia. Murilo Melo Filho é o terceiro.  A historinha de Peregrino Jr., que Murilo conta é esta:

Dois homens “Certa manhã, Peregrino foi visitar Luís da Câmara Cascudo, no seu casarão da av. Junqueira Aires, em Natal. E viu-se anunciado por uma empregada doméstica:

– Dr. Luís, tem um homem  aí fora.
Cascudo aconselhou-a:
Diga-lhe que, aqui dentro, tem outro.”

Mais literatura
Começa amanhã, 30, em Paraty, Rio de Janeiro, mais uma Festa Literária Internacional de Paraty, das mais importantes do país. O homenageado deste ano é Millôr Fernandes. Para as várias mesas (sobre os mis variados temas) foram convidados 47 escritores de 15 nacionalidades. Brasileiro do Nordeste, só consegui identificar um: o pernambucano José Luís Paes, autor do romance “Sonâmbulo Amador”, mas que vive na Califórnia, EUA, onde é professor universitário.

Na Academia Surge um terceiro candidato á vaga de  João Ubaldo Ribeiro na Academia Brasileira de Letras: o poeta amazonense  Thiago de Melo. Os dois primeiros candidatos inscritos são  Zuenir Ventura, carioca, e Evaldo Cabral de Melo, pernambucano.

Thiago de Melo está com 88 anos de idade.

Cony e Ariano
Bela crônica de Carlos Heitor Cony sobre Ariano Suassuna, na Folha de S. Paulo de domingo. Destaco:

– Ariano buscou a essência da alma e da linguagem do povo que ele conheceu. Misturou sua erudição com o falar e a sabedoria do homem nordestino. Como Cervantes, no meio de sua prosa admirável, colocou versos e poemas muitas vezes cortando o desenvolvimento de suas histórias. Fez uma genial paródia dos romances da cavalaria medieval.

Política
Quatro prefeitos da região Oeste, filiados ao DEM, anunciaram no final da semana,  apoio à candidatura de Henrique Eduardo Alves ao Governo do Estado: Olga Fernandes, de Martins; Mano Onofre, de Umarizal; Ciro Bezerra, de Itaú, e Tadeu Nunes, de Luís Gomes.

Chuva
Chove bem no Litoral, muito em Natal, mas a coleta da Emparn só vai até às 7 horas. A acumulada de sexta para o amanhecer de segunda. As chuvas a partir não estão no boletim de ontem. Em Natal, até coisa das 15  horas, deve ter chovido uns 60 milímetros. Ou mais.  Aparece no boletim com 22, somando as chuvas de sexta, sábado e domingo. O acesso ao saite da Emparn também ficou emperrado.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas