sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Kassab cria o PL para servir ao PT

- Publicidade -

[[email protected] – www.claudiohumberto.com.br]

Tentando se credenciar ao cargo de ministro das Cidades, o presidente do PSD, Gilberto Kassab (SP), articula a criação do Partido Liberal (PL) já no começo de 2015. Trata-se de uma manobra malandra para abrir brecha à filiação de deputados federais insatisfeitos nos atuais partidos, e loucos para aderir ao governo, sem o risco de perder mandatos. Após fundar o PL, Kassab vai fundi-lo ao PSD, que encolheu nas eleições.

Prazo de validade
Amigos de Kassab avaliam que o Partido Liberal não vai se manter vivo por mais de um mês, tempo suficiente para ser diluído no PSD.

Nasce nanico
Diferentemente do PSD, que começou como a terceira maior bancada, o Partido Liberal deve receber a filiação de apenas uns dez deputados.

Aparelhamento
Fundador do esquema do petrolão, o PP ainda tem expectativa de desbancar Gilberto Kassab para se manter no Ministério das Cidades.

Posando para fotos
Sumido desde que seu partido foi envolvido no Petrolão, o presidente do PP, senador Ciro Nogueira, reapareceu após a reeleição de Dilma.

Cedraz assumirá TCU
Negócios da Petrobras, sob investigação do Tribunal de Contas da União, serão analisados durante a gestão do futuro presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz, a partir de dezembro. Vários ministros do TCU andam preocupados com as atividades de um filho advogado de Cedraz, Tiago, que atuou na venda de uma refinaria da Petrobras para empresário argentino por uma “taxa de sucesso” de US$ 10 milhões.

Área de atuação
Tiago Cedraz admitiu ao jornal O Globo, há um ano, defender cerca de 150 processos no TCU, e garantiu que seu pai se daria por impedido.

Impedimento
Aroldo Cedraz entregou ao TCU uma lista de advogados, incluindo o filho Tiago, cujos processos se considera impedido de examinar.

Constrangedor 
A atuação do filho, apesar do impedimento de Cedraz, constrange até os ministros que têm o futuro presidente no TCU em alta conta.

Inimigo a ser abatido
A derrubada dos “conselhos populares”, que introduziria no Brasil o sistema de “dedos duros” implantados na Venezuela e Cuba, foi uma demonstração de força Eduardo Cunha (PMDB). Por essa e outras, Dilma não quer ouvir falar na hipótese de vê-lo presidente da Câmara.

Por que não te calas?
Por ignorância ou autoritarismo, o ministro Gilberto Carvalho atacou a Legislativo por derrubar as sinecuras petistas “conselhos populares”. O aliado Renan Calheiros reagiu: “Ele não está sabendo nem o que fala”.

Favoritos para ‘SG’
Os embaixadores Mário Vilalva (Lisboa) e Mauro Vieira (Washington) são cotados para o cargo de secretário-geral, nº 2 do Itamaraty. Ambos têm trânsito desimpedido e de mão dupla entre tucanos e petistas.

Cortando pela metade 
Coordenador da transição em nome do eleito Rodrigo Rollemberg (PSB), Helio Doyle avalia que o futuro governo Distrito Federal deve ter no máximo 15 secretarias. A gestão de Agnelo Queiroz (PT) criou 39.

Tamos aí
O deputado Miro Teixeira (PROS-RJ) avisou a lideranças da oposição que está à disposição para disputar a presidência da Câmara contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o candidato do PT, no ano que vem. 

Poço de mágoas
Derrotado para o governo do Maranhão, Lobão Filho (PMDB) é um poço de mágoas com a família Sarney, que não se envolveu na disputa. E facilitou a vida do governador eleito Flávio Dino (PCdoB).

Pega!
Dilma quer a cúpula do PMDB mobilizando governadores eleitos de Alagoas, Rio Grande do Sul, Rondônia, Tocantins, Sergipe e Espírito Santo para inviabilizar Eduardo Cunha na presidência da Câmara. 

Nem que vaca tussa
Magoado com ex-presidente Lula, a quem atribui sua derrota ao governo potiguar, o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB), tem dito que não aceitaria assumir um ministério, em 2015.

Pergunta o tribunal
Vendo os comparsas já em casa, no bem-bom, Henrique Pizzolato se arrependeu de fugir do Brasil para não passar uma temporada na Papuda?

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas