quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Kerinho na pauta do TSE

- Publicidade -
O recurso do candidato a deputado federal Kericlis Alves Ribeiro, o “Kerinho”, que teve seu registro indeferido no TRE, deve ser julgado na sessão de hoje à noite, no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. “Kerinho” teve 8.990 anulados, que, se validados, provoca o recálculo do quociente partidário da  coligação “100% RN”, beneficiando o primeiro suplente, o  deputado Beto Rosado  (PP), que passaria a ocupar o lugar do deputado Fernando Mineiro (PT), eleito pelas “sobras” da coligação “Do Lado Certo”.
Preparativos do 2º turno
Procuradores e promotores eleitorais do Rio Grande do Norte participaram da reunião preparatória para o Segundo Turno das Eleições, promovida pelo Ministério Público. Eles discutiram a respeito de estratégias que possam ser adotadas no próximo domingo, inclusive levando em conta os acertos e as dificuldades enfrentadas no último dia 7, quando do primeiro turno. O encontro ocorreu na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em Natal, e foi transmitido para diversas cidades do interior por meio de videoconferência.
Defesa das urnas
A procuradora regional eleitoral, Cibele Benevides, reafirmou que o sistema de votação utilizado é seguro. Ela disse que é necessário os integrantes do MP Eleitoral defenderem a legitimidade dos votos e contestarem possíveis fake news que colocam em dúvida a lisura do processo eleitoral: “Todas as perícias realizadas confirmam a segurança das urnas”, comentou.

Contra fake news
O secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Estêvão Waterloo, disse que a Justiça Eleitoral está fazendo um trabalho eficiente no combate à disseminação de notícias falsas nas redes sociais. Waterloo é o coordenador do Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições do TSE, que passou quatro meses sem se reunir. O grupo, voltado para a formulação de estratégias para combater a proliferação de fake news, só voltou a se encontrar depois do primeiro turno das eleições. Na reunião desta segunda-feira, participaram das discussões representantes do Facebook, Google e WhatsApp (por teleconferência) e agências de checagem de notícias.

Decisão judicial
O ministro Sérgio Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a remoção de postagens da União Nacional dos Estudantes (UNE) contra a campanha do candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro. A campanha do PSL alega que as divulgações são ilícitas, já que a UNE é pessoa jurídica de direito privado, financiada com recursos públicos, o que configuraria abuso do poder econômico. Na página oficial da entidade foram veiculadas notícias (“Motivos para não votar em Bolsonaro” e “Unes, Ubes e ANPG assinam carta contra o ódio”) e um vídeo em que a diretora da entidade se manifesta contra o candidato do PSL.
Escolha de Marina
A menos de uma semana do segundo turno das eleições, a candidata derrotada da Rede à Presidência, Marina Silva, anunciou nesta segunda-feira, “voto crítico” ao petista Fernando Haddad.

Encontro com aliados
Os deputados estaduais Ezequiel Ferreira, presidente da Assembleia Legislativa, e Raimundo Fernandes, ambos do PSDB, além de Vivaldo Costa (PSD), participaram de uma reunião de Fátima Bezererra, candidato ao governo pelo PT, com apoiadores da campanha petista. “Nosso posicionamento neste segundo turno, depois de ouvir nossas lideranças, não poderia ser diferente [do apoio a Fátima Bezerra]”, disse Ezequiel Ferreira, presidente estadual do PSDB.
Projeção eleitoral
O médico Bernardo Amorim, conhecido como Dr. Bernardo (Avante), disse estar convicto de que o resultado das urnas no próximo domingo será favorável ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT) na disputa pelo governo. “No interior, Fátima não terá a maioria do primeiro turno e não é difícil explicar. Agora são somente dois candidatos e a eleição é municipalizada. O resultado será bem diferente e Carlos deverá ser eleito”, afirmou Bernardo, que teve a terceira maior votação do Estado para a Assembleia (42.049 votos).

“Apurações com agilidade”
O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse, que a Polícia Federal (PF) está comprometida com a celeridade das investigações sobre a propagação de fake news (notícias falsas) durante a campanha presidencial deste ano. O ministro de Segurança Pública, Raul Jungmann coordena reunião do Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições Gerais de 2018 (CICCE), que retomou suas atividades. O ministro da Segurança, Raul Jungmann, recebe os advogados do PSL, Tiago Ayres (2º/E), e do PT, Paulo Teixeira (C) no Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições – Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas