Lídio Carraro, a vinícola dos vinhos puristas

Publicação: 2019-04-12 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
Num olhar objetivo, a linha do tempo que marca a história de vitivinicultores da família Carraro tem início nos idos de 1875, quando chegaram ao Vale dos Vinhedos os primeiros imigrantes italianos procedentes da região do Veneto, trazendo na bagagem a paixão pela vinha e pelo vinho. Gerações se sucederam chegando a década de 1970, que marcou para a família o pioneirismo do plantio das variedades vitis viníferas na região, com a década de 90 marcando o ingresso de Juliano Carraro na Faculdade de Enologia, que viria a despertar no seu irmão mais jovem, Giovanni Carraro, o desejo de assumir o comando técnico da vinícola e elaborar vinhos puristas.

A Lídio Carraro é uma vinícola Boutique localizada na Estrada do Vinho, no Vale dos Vinhedos e já está na quinta geração de produtores
A Lídio Carraro é uma vinícola Boutique localizada na Estrada do Vinho, no Vale dos Vinhedos e já está na quinta geração de produtores

Em 1988 teve início a conversão dos vinhedos em espaldeira e a construção da adega, e em 2001 a fundação da vinícola, que em 2002 dá origem a primeira safra das uvas no Vale dos Vinhedos com a marca Lídio Carraro, que chegam ao mercado no ano de 2004. A Lídio Carraro é uma vinícola Boutique localizada na Estrada do Vinho, RS 444, no Km 21 da Linha Leopoldina, no Vale dos Vinhedos. De propriedade familiar e atualmente na sua quinta geração, seu conceito inspira-se na produção de vinhos de excelência com uma filosofia purista focada em expressar toda essência e integridade do vinho com o mínimo de interferência humana. O conceito purista da Lídio Carraro, traduz-se por produzir vinhos que expressem toda tipicidade varietal, revelando territorialidade, com uvas de vinhedos próprios, colhidas manualmente, através de uma produção limitada, vinificação por parcelas, e sem recorrer ao uso da madeira, filtração e chapitalização, vinificados por gravidade, com clarificação a frio, sem aditivos químicos e isentos de correções enológicas. Como se vê, os vinhos Lídio Carraro são produzidos com o mínimo de interferência e o máximo respeito à expressão natural das uvas e do terroir de origem, revelando identidade, qualidade e pureza. Sua linha Premium Grande Vindima, composta de três vinhos: Merlot, Quorum e Tannat, são caldos de longa guarda que expressam em grande estilo o conceito purista da vinícola.

Vinho Revelação
Depois de uma longa prova com 10 vinhos degustados dentre todas as linhas de produção da vinícola, que culminaram com os Grandes Vindimas da casa, o Juliano Carraro, que gentilmente me recebeu no dia 04 de março último serviu-me algo que merece menção pelo inusitado, Lídio Carraro Bianco Macerato 2011 (Edição Histórica), um vinho raro, que não está disponível para o mercado e que me surpreendeu pelo estilo. Trata-se de um 100% Chardonnay, fermentado com extração pelicular (com as cascas), algo incomum, seguida de maturação sur-lie (sobre as leveduras) por 10 meses, e de afinamento de 4 meses para só depois ir à garrafa. Um vinho diferente, provocante, desafiador e incomum, para apreciadores experimentados e abertos ao surpreendente.

Agenda do Consultor
Aos amantes do vinho da cidade, segue uma pequena mostra da agenda deste mês aqui em Natal.

13/04 (sábado - amanhã) 2ª Aula do Curso de Vinhos Italianos, no Show Room da Importadora Bigi em Ponta Negra, com degustação de grandes vinhos italianos da região do Veneto. Reservas e inscrições pelo fone: (84) 9.9143-5664 com Brunaldo Bigi.

24/04 (quarta-feira) 2ª Aula do Curso de Vinhos Portugueses na sala de prova da Importadora N Wines, com degustações de grandes vinhos lusitanos da região do Alentejo. Reservas e inscrições pelo fone: (84) 9. 9838-0241 com Milena.









continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários