Lá vem Mephisto

Publicação: 2021-02-18 00:00:00
Alex Medeiros 
alexmedeiros1959@gmail.com

Créditos: Divulgação

Amanhã é mais uma sexta-feira para fazer os fãs de HQ acordarem mais cedo para conferir um novo episódio da série WandaVision, a produção da Disney com os personagens da Marvel, Feiticeira Escarlate e Visão. Desde o sexto capítulo, criou-se uma expectativa da aparição de Mephisto, um dos mais astutos vilões  do universo de super-heróis criado pelo genial Stan Lee e seus colegas e auxiliares. Quem acompanha quadrinhos, sabe quem e o que ele é.
Quando alguém é instado a citar os principais vilões, os primeiros nomes que vêm à mente são os de Magneto, Thanos, Loki, Caveira Vermelha ou Ultron.

 Mas apesar de menos popular, Mephisto é tão ou mais perigoso que seus congêneres, pois seus amplos poderes se equivalem funcionalmente ao próprio diabo da literatura cristã. Em verdade, ele é exatamente um demônio e que representa ameaça aos heróis nos aspectos físico, psicológico e emocional.

Nas revistinhas de HQ, ele já azucrinou a vida de diversos super-heróis, principalmente os Vingadores, o Homem-Aranha e o Doutor Estranho. Além do poder físico, tem a habilidade de corromper a alma com desejos agoniados.

Foi criado por Stan Lee e John Buscema (um dos grandes desenhistas do Homem-Aranha) em 1968, estreando na revista Silver Surfer número 3. É inspirado no personagem Mephistopheles da popular lenda alemã de Fausto.

Durante os primeiros anos, o vilão combateu o herói Surfista Prateado, mas sem tornar-se um arqui-inimigo dele ou de qualquer outro personagem da Marvel, mesmo fazendo incursões nas histórias dos Vingadores e Demolidor.

Embora sua presença não seja frequente como os vilões mais famosos já citados lá em cima, sua influência e interferência são algumas vezes percebidas em certas aventuras, às vezes sutilmente dentro das entrelinhas.

Por causa dos seus poderes de magia negra, ele contracena também com os personagens de habilidades místicas, como o Doutor Estranho, o Motoqueiro Fantasma e o Doutor Destino, famoso como inimigo do Quarteto Fantástico.

Toda a expectativa com sua aparição na série da Wanda Maximoff e do Visão é porque há uma instigante ligação entre ele e a bruxa vingadora, que precisou da essência dele para alterar a realidade e construir seu mundo particular.

Para conseguir gerar filhos com o Visão, um androide com todas as características humanas, Wanda usou sem saber dois fragmentos da alma de Mephisto para ter os filhos Thomas e William, que logo perdeu e enlouqueceu.

A perda dos filhos foi um lance crucial na erupção do colapso mental da Feiticeira Escarlate. O contexto da série da Disney Plus está centrado no fator loucura que a levou a construir uma realidade de felicidade e sem suas perdas.

Quem acompanha as revistas o vê mais presente no universo do Homem-Aranha, e deve ganhar dimensão no próximo filme do aracnídeo, continuando o desfecho do filme anterior quando a identidade de Peter Parker foi exposta.

Aliás, há rumores de que o terceiro filme do Aranha se entranha nos fios condutores do seriado WandaVision, onde nos próximos episódios (será amanhã?) Mephisto deverá fazer sua avant-première nas telas da Marvel.

Absurdo
Apenas 5 horas após Gilmar Mendes postar “ditadura nunca mais” no Twitter, seu colega Alexandre de Moraes decretou a prisão de um deputado federal baseado na famigerada Lei de Segurança Nacional. E a esquerda comemorou.

Teatro midiático
O mandado de prisão foi dado e minutos depois a TV Globo já estava anunciando no seu plantão, enquanto a GloboNews entrevistava parlamentares esquerdistas, como Jandira e Erundina, e o dissidente do PSL, Fábio Trad.

Histórico
Por que ninguém no STF emitiu mandado de prisão em 2019 quando o então procurador geral Rodrigo Janot confessou que planejou atirar em Gilmar Mendes dentro do plenário da Corte? Não foi mais grave do que as críticas?

Histórico II
Por que ninguém no STF mandou investigar sobre os militantes do MST que em 2018 atacaram e picharam o prédio da ministra Carmen Lúcia em Belo Horizonte? Só é crime quando há críticas dirigidas ao ministro Alexandre?

Guerra
“Estamos vivendo uma guerra, mas a gente não sabe bem qual é o objetivo, se são disputas para agregar países em um bloco comercial, ou se é imposição de uma agenda ideológica, ou um misto das duas”. Do Comandante Farinazzo.

Enquete
Durante a terça-feira, o perfil da rede de rádio Jovem Pan News publicou uma enquete com a pergunta “Você é a favor da facilitação do porte e da posse de armas?”. Após milhares de votos, o Sim obteve 79% e o Não ficou com 21%.

Desvios
André Porciúncula, secretário nacional de Cultura, disse que achou 14 mil projetos da Lei Rouanet que somavam R$ 14 bilhões e que jamais foram auditados pelos governos Lula, Dilma e Temer. Por isso as beldades irritadas.

Fagner na TV
O cantor Raimundo Fagner foi o entrevistado de Marcelo Tas na TV Cultura, terça-feira. Homenageou Belchior com uma canção, enalteceu Pelé e Gilberto Gil, e disse que gosta de ver Caetano irritado: “Ele se acha dono da verdade”.








Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.