Laços da cozinha oriental à beira da lagoa

Publicação: 2018-01-19 00:00:00 | Comentários: 0
A+ A-
A clareza aconchegante da filosofia budista e um belo cenário natural são elementos que se harmonizam perfeitamente no Restaurante En, inaugurado diante da lagoa de Arituba, em Nísia Floresta, a 35 km de Natal. Aliado a essa combinação, um cardápio que trabalha as cozinhas do Japão, Tailândia e Índia, forma o rol de atrativos que tem feito a fama dessa experiência zen e gastronômica com vista para as águas. O nirvana fica a alguns quilômetros daqui.

O En funciona na própria casa da família japonesa, com varanda e vista para a lagoa
O 'En' funciona na própria casa da família japonesa, com varanda e vista para a lagoa

‘En’, no Japão, significa laço ou círculo que representam todos os encontros (e desencontros) por quais se passa na vida, seja no amor, amizade, família, etc. É um termo que se aplica bem à história do restaurante, que é capitaneado por uma família de japoneses que vive há 10 anos no Brasil. “O ‘en’ nos ensina que nada na vida é por acaso, e que em conjunto tudo se liga”, diz Uta Ishikawa, que comanda a casa junto com o pai e a mãe.

Uta conta que ela e os pais vieram para o Brasil primeiramente para São Paulo, onde o pai trabalhava num templo budista. “Ele já sonhava há algum tempo com um novo cenário, em espalhar a filosofia budista em um lugar quente e perto da natureza. A gente já conhecia o RN como turistas, e quando surgiu a oportunidade, nos mudamos para cá”, conta ela, que é a única da família a falar português.

No cardápio é servido o autêntico pad thai, uma massa típica tailandesa
No cardápio é servido o autêntico pad thai, uma massa típica tailandesa

Zen tropical
Não foi difícil escolher o menu para território zen tropical. “A gente viu que tudo aqui é baseado na culinária regional, então pensamos em algo bem diferente disso”, diz Uta. As entradas misturam petiscos japoneses, tailandeses e indianos, como o kun tchi nampra, massara shrimp, chicken ticcka, gai yaan, kara-ague, e seekh kababu. Entre os pratos nipônicos estão o tonkatsu, katsudon, oyakodon, e até um hambúrguer japonês.

Os currys também são destaques, feitos ao estilo indiano (mais picante) e tailandês (temperado com ervas). Tem o curry indiano tradicional, de frango, de camarão, e de cordeiro. Há ainda um autêntico yakisoba japonês, e o pad thai, uma massa tailandesa. Como sobremesa, as raspadinhas de gelo sabor manga ao leite e café ao leite. 

Curry vermelho ao estilo tailandês com camarões
Curry vermelho ao estilo tailandês com camarões

O En funciona na própria casa da família japonesa. Recebe no máximo 15 pessoas. As mesas na varanda com vista para a lagoa são as favoritas. O restaurante só abre no sábado e domingo, do meio-dia até o pôr-do-sol, por volta das 17h30. Aceita reserva para grupos de mais de cinco pessoas. Para os interessados em curtir o local em algum dia de segunda à sexta, será apenas sob reserva.  Segundo Uta, a clientela é formada por natalenses e jovens bons de garfo, e turistas à procura de algo além de comida regional.

Serviço:
Restaurante En. Lagoa de Arituba, Nísia Floresta (próximo à Praia de Camurupim). Aberto sábado, domingo e feriados.
Tel.: 99190-5373.


continuar lendo



Deixe seu comentário!

Comentários