sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Lajes tem menor índice de evasão escolar do RN

- Publicidade -

EDUCAÇÃO - 90% das crianças estão devidamente matriculadasDe acordo com o resultado do levantamento feito pelo MEC, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, IDEB, do município de Lajes, localizado no Sertão do Cabugi, a 125 km de Natal, é o menor do Estado. Entre outros fatores, o IDEB mensura aspectos como os índices de evasão escolar e aproveitamento curricular do aluno em sala de aula.

 Pelos dados da Secretaria  Municipal de Educação, cerca de 90% das crianças  estão devidamente matriculadas, sendo este um dos fatores preponderantes para atingir um patamar mínimo de qualificação escolar. A análise do Ministério da Educação para se chegar ao IDEB foi realizada nas escolas públicas de 143 municípios do Rio Grande do Norte. Lajes se destacou na segunda das três etapas da pesquisa realizada, obtendo 3,6 pontos na média.

O prefeito Edvan Secundo Lopes, que é professor, avalia que, para a obtenção do resultado a prefeitura tem vários programas que visam ao incentivo da permanência do aluno na escola. Ele destaca programas de estímulo aos esportes, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e o Agente Jovem, que oferece bolsas mensais de 65 reais e realiza atividades de interação social e educativa.

Os programas do governo têm participação fundamental na inclusão escolar das crianças do município. O PETI, o Agente Jovem e Projeto “Bom na escola, bom de bola”, atuam de forma marcante na erradicação do trabalho infantil, na inclusão social do Jovem e no incentivo ao aprendizado. Este último projeto leva o aluno a tirar boas notas. Além destes programas o prefeito destaca ainda a merenda escolar. “Todas as escolas municipais são assistidas por nutricionistas, que orientam para que seja servido um cardápio saudável, sendo mais um incentivo ao aluno para comparecer à escola”, afirma Edvan.

O Ministério Público de Lajes tem sido um parceiro importante no desenvolvimento das políticas educacionais. Para conseguir o feito a prefeitura, juntamente com o MP, preparou uma estrutura técnica para acompanhar o dia-a-dia dos alunos. Uma equipe vai à casa dos estudantes para observar mais de perto se o trabalho realizado em sala de aula está dando certo ou, no caso de faltas sucessivas, saber o motivo. Há também, nestas escolas, laboratórios de informática e turmas especiais para os alunos que não acompanham o ritmo dos demais, por motivo de faltas ou dificuldade de aprendizado, com finalidade de que estes possam recuperar o tempo perdido.

Para o prefeito “isso tem dado um estímulo satisfatório ao aluno e à família”. Edvan Secundo espera melhorar ainda mais os resultados. Uma das linhas de ação é a formação dos professores municipais. “Hoje temos um índice muito bom de formação superior dos nossos profissionais. 95% deles possuem nível superior. Os 5% restantes estão matriculados em faculdades conveniadas. Em 6 meses todos estarão com diploma na mão”, anuncia o prefeito, avaliando que sua passagem pela Secretaria Estadual de Educação, na função de Secretário Adjunto, há um tempo atrás, ajudou ainda mais a solidificar a visão de que o governante precisa levar às últimas conseqüências a prioridade para a educação. “Voltando a nossa atenção para este importante setor, nós estamos investindo para que crianças, jovens e adultos tenham um futuro promissor. Temos certeza de que caminhamos nesta direção em nosso município”, finaliza o prefeito.

 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas