Cookie Consent
e-turismo
Lançamento Femptur e Fórum
Publicado: 00:01:00 - 24/06/2022 Atualizado: 21:48:36 - 23/06/2022
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

Serão lançados oficialmente, na sexta-feira da próxima semana (1), no Salão Bossa Nova do Serhs Natal Grand Hotel, na Via Costeira, os dois principais eventos de fomento ao Turismo potiguar: a oitava Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) e o décimo-terceiro Fórum de Turismo do RN. Ambos serão realizados nos dias 21 (Fórum), 22 e 23 de julho (Femptur) no Centro de Convenções de Natal. 

O lançamento na próxima semana reunirá patrocinadores, expositores e imprensa. Um dos objetivos é mostrar a programação do Fórum, que receberá quatro palestrantes nacionais: Mariana Aldrigui (Fecomércio-SP), Jacqueline Gil (Ampliamundo), Ana Clévia Guerreiro (Sebrae Nacional) e Ana Carla Moura (Ministério do Turismo). Cada painel será seguido por debate. Os temas incluem Experiências, Sustentabilidade, Tendências e Regionalização do Turismo, entre outros focos específicos.

Feira - Com mais de 100 estandes já reservados, a Femptur terá espaços voltados para municípios turísticos, meios de hospedagem, agências de viagem e empresas de passeios, entre outros segmentos. O artesanato estará amplamente representado em exposições e comercialização. Além de espaços integrados reservados para artistas de Natal e de diversos municípios do Estado, haverá estandes especificos do artesanato de Timbaúba dos Batistas e de Macaíba. 

A agricultura familiar também terá espaço próprio na feira, com produtos de várias regiões do Rio Grande do Norte. Além de cooperativas de produtores locais, a Lucena - uma das maiores distribuidoras do segmento no Nordeste - terá loja montada na Femptur. 

Cultura - Como sempre acontece na Femptur, a praça da alimentação terá um palco para apresentações culturais. Municípios como Goianinha, Senador Georgino Avelino, Lajes, Touros, Sítio Novo, Ceará Mirim, Pedro Velho, Carnaúba dos Dantas, Serra Caiada, e Timbaúba dos Batistas trarão grupos folclóricos. Duas orquestras de amplo reconhecimento no cenário musical vão se apresentar na Femptur: a Sanfônica de São Miguel do Gostoso e a Filarmônica de Macau.

Capacitação - Uma sala de capacitação com telão e espaço para 50 pessoas - com head-phone - será montada no meio da Femptur.  Será destinada a apresentações de 30 minutos de municípios, projetos e programas no segmento do Turismo do RN. Rio do Fogo, Santa Cruz, Tibau do Sul e Parnamirim, entre outros destinos, terão gestores promovendo capacitações para agentes de viagens e guias de Turismo. Senac e Sebrae também mostrarão novidades. Em outro momento será abordada a Economia Solidária Aplicada ao Turismo Potiguar.

Caravanas - Paraíba e Pernambuco terão caravanas de agentes de viagem na Femptur. Cada Estado trará 40 profissionais que vendem destinos. Conhecerão novo produtos turísticos do RN. Jornalistas de João Pessoa e de Recife também estarão presentes, assim como influenciadores digitais de Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Belo Horionte, Goiânia e Cuiabá. Serão trazidos pela Emprotur, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

Patrocinadores - Femptur e Fórum de Turismo do RN têm apoio da Emprotur, Prefeitura de Natal, Sebrae, Sistema Fecomércio-RN, Banco do Nordeste e Serhs Natal.

BTM receberá mil agentes de viagem
O Brazil Travel Market (BTM), que será realizado nos dias 20 e 21 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, disponibilizou dois mil leitos para os agentes de viagem que serão convidados por 17 operadoras para o período do evento.

Das operadoras com caravanas, cinco delas terão grandes estandes: Azul Viagens, EHTL, Masterop, Orinter e Viagens Promo. As inscrições serão lançadas em julho no site oficial do evento www.btmbrazil.com.br .

Turismo tem indicadores de crescimento
Após dois anos de restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o turismo no Brasil segue curva ascendente de retomada. Além de indicadores como crescimento da malha aérea e aumento de gastos dos turistas, outro dado ratifica a onda positiva: somente no primeiro quadrimestre de 2022, mais de 962 mil estrangeiros entraram no país com visto de turista. O balanço já supera em 60% todo o ano de 2021, quando foi registrada a entrada de 596,7 mil visitantes estrangeiros.

 Ao comparar com o mesmo período de 2021, a diferença é ainda maior. Entre janeiro e abril de 2021, foi registrada a entrada de 122.601 viajantes de outros países, o que representa uma alta de 685% neste ano. Os números são do Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal.

Campanhas - Para seguir ampliando o interesse de viajantes estrangeiros no Brasil, a Embratur lança, ainda neste ano, mais três campanhas para mercados prioritários. Nos Estados Unidos, a ação já está em curso desde 24 de maio. Já na Europa e na América Latina, o reforço na promoção de destinos brasileiros será no segundo semestre. 

Sebrae - Além disso, a partir de uma parceria com o Sebrae, a Embratur iniciou uma série de ações para incrementar a divulgação do Brasil no exterior, como press trips com jornalistas estrangeiros, participação em feiras internacionais e realização de road shows com operadores, agentes, entidades e associações o setor.

Internacional - A malha aérea internacional brasileira também aponta para uma retomada progressiva. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e empresas aéreas, de janeiro a abril foram criados ou retomados 122 voos, além de 40 frequências adicionais que entraram em operação. Até janeiro de 2023 estão previstos 24 voos a mais vindos de outros países e nove serão retomados ou terão sua frequência ampliada.
 
Tendência - Os resultados no Brasil acompanham uma tendência mundial de recuperação. De acordo com os números mais recentes da Organização Mundial do Turismo (OMT), houve acréscimo de 130% na quantidade de turistas saindo de férias no exterior em janeiro de 2022 em relação ao mesmo período de 2021. 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte