quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Larga na frente

- Publicidade -

[email protected]

Em tese o América abre uma vantagem importante em relação ao ABC para o Estadual. Time rubro anunciou os primeiros reforços, comissão técnica e começa trabalhar no próximo dia 1º de dezembro, além de ter mantido uma base importante com o goleiro Pantera, zagueiros Flávio Boaventura, Zé Antônio Potiguar, Cascata, Mateuzinho e Luis Eduardo. Digo que em tese, larga na frente na medida em que não existe uma referência em relação ao trabalho do treinador. Nada que se possa avaliar previamente. Como não existe histórico de nenhum trabalho de Guerreiro como treinador, a não ser no distante 1993 no Jabaquara, avaliação será feita com a bola rolando, dentro do Estadual. Só o tempo vai dizer se o fato de ter saído na frente será bem aproveitado pelo América.

Reforços conhecidos
O América optou por jogadores conhecidos para começar o processo de renovação do elenco para 2016. Buscou, o bom goleiro Camilo que despontou no ABC e estava no Remo, Gabriel, que iniciou nas bases do ABC como atacante e com o técnico Heriberto Cunha foi adaptado para a função de ala e estava no ASA, o atacante Neto Potiguar que também passou pelo alvinegro, além de Alex Cazumba, ex-Botafogo de João Pessoa, ala pela esquerda. Com exceção de Neto, eu diria que bons reforços, nenhum diferenciado, mas bons reforços sim.

Depende da atual
Candidato de situação, Fabiano Teixeira demonstrou preocupação e está propondo um encontro com os demais candidatos para decidir alguns assuntos que segundo ele, são de interesse comum de todos, como a definição do treinador e adesão ao Profut. É uma atitude que demonstra civilidade e espírito democrático, mas que penso independente dos candidatos, seja situação ou oposição. Até 15 de dezembro, toda e qualquer decisão é de responsabilidade da atual diretoria, que deve decidir se o clube vai aderir ou não ao Profut por exemplo. Quanto ao treinador, parece que o nome de Sérgio China é consenso – finalmente um nome de consenso – entre os três candidatos e já pode se definida a renovação pela atual diretoria.

Dado interessante
O pesquisador Marcos Trindade levantou que nos últimos 15 anos, o ABC teve três rebaixamentos para a Série C, ou seja, o alvinegro não consegue se manter mais do que cinco anos entre os quarenta melhores do futebol brasileiro, o que deve ser bem avaliado pelo clube.

Perdemos
O contrato de transmissão da Série B, foi renovado de 2018 até 2022, no valor de 900 milhões de reais. O acordo prevê antecipação de 57 milhões, sendo 1 milhão ainda neste ano, com 40 milhões sendo divididos entre os participantes nas temporadas 2016 e 2017.

Travou ?
A reação do Ceará travou nos 100 metros finais da Série B? Time de Lisca perdeu, viu o Macaé vencer e agora tem uma parada dura neste final de semana contra o América Mineiro em BH, enquanto o time carioca pega em casa o já rebaixado Boa. Fato que os dois times fazem um confronto direto na última rodada no PV, mas se perder para o América e o Macaé vencer o Boa? Quem também ainda corre risco é o Atlético e o Oeste, mas tudo caminha para que a briga fique mesmo entre Ceará e Macaé.

Briga grande
Para o acesso tem apenas o Botafogo matematicamente garantido, embora na minha avaliação dificilmente o G4 sofrerá alterações em nível de acesso nestas duas rodadas. América Mineiro tem 99% de chance segundo o Infobola, Vitória tem 98% e o Santa Cruz – do técnico Martelotte, vejam só – tem 90% de chances de subir. O time mineiro tem o Ceará no Independência e o Botafogo, provavelmente já campeão no Rio. O time baiano pega o Luverdense em casa e fecha em Recife com o Santa Cruz, que tem na penúltima rodada o já rebaixado Mogi Mirim em São Paulo.

Nordeste
Sub-20 América e Globo conquistaram vagas para a competição, seguindo o critério técnico, enquanto o ABC, em razão de várias desistências e como clube fundador da Liga do Nordeste foi convidado e vai participar do evento, deixando o futebol potiguar com três representantes. Copa do Nordeste Sub-20 será disputada em Alagoas, de 22 de novembro a 2 de dezembro.

Santa Cruz fora
Só resta lamentar a saída do Santa Cruz do Estadual. Nesta quarta-feira o dirigente Luis Antônio Tomba estará reunido com o presidente da FNF, José Vanildo, para confirmar a desistência. Tomba disse recentemente que a parceria com a federação e o empenho do presidente José Vanildo, foram responsáveis pela participação do Santa Cruz no Estadual em edições anteriores.

Com nove clubes
Diante da desistência do Santa Cruz, o Estadual será disputado por nove equipes, sem a possibilidade de entrar por exemplo, o segundo colocado da Segunda Divisão. O a federação vai definir é se com a saída do Santa Cruz, o rebaixamento está mantido ou não.

Mais um exemplo
Outro dia comentei na Rádio Globo que o radicalismo estava afastando pessoas de bem do futebol, especialmente dirigentes. Pois li uma matéria do jornalista Ramon Nobre, de Mossoró, onde ele relata uma conversa que teve com o ex-presidente do Potiguar, Jorge do Rosário, que retrata o que comentei na Globo, o radicalismo está prevalecendo no futebol e assustando quem quer trabalhar.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas