quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Lauro Fiúza retoma programação do Motores do Desenvolvimento

- Publicidade -

SEMINÁRIO - Lauro Fiúza fala sobre o potencial da energia eólica no Estado

Publicada às 15h18 *

O Seminário Motores do Desenvolvimento retorna a programação na tarde desta segunda-feira (04) com o 2º Bloco Técnico: Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Fontes Alternativas.

Na primeira palestra do bloco, o presidente da ABEEólica, Lauro Fiúza, inicia uma abordagem sobre as Potencialidades de Energia Elétrica no RN , com ênfase nas fontes alternativas, em especial a eólica.

“O Brasil tem vento de qualidade, são extremamente comportados, não mudam tanto de constância e direção. Na costa do Brasil as marcas nas dunas mostram isso”, frisou o palestrante.

Além de destacar o potencial do país, Lauro Fiúza chama a atenção para potencialidade em específico do Nordeste. “Não devemos pedir chance. Temos uma coisa muito boa para o País, é preciso enxergar isso. Temos que mostrar a importância da eólica dentro da matriz energética sem nenhum pedido”.

Mitos

Durante a palestra, Lauro Fiúza desfez alguns mitos relacionados à energia eólica. Segundo ele, em estudos comparativos com outras fontes, como o gás, o custo da energia eólica apresentou resultados impressionantes. Outro ponto é relacionada ao armazenamento. "É possível sim armazenar energia eólica, retendo água no reservatório por mais tempo", explica.

Por fim, o palestrante reafirma que não dá mais pra depender do petróleo como fonte do energia. O país vive um outro momento, o petróleo vive um outro momento. "Agora, é a hora da energia eólica", conclui Lauro Fiúza.

Na seqüência, o superintendente de Engenharia da COSERN,  Dário Vale, vai dar seqüência à programação com a palestra sobre Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica no RN.

Seminário

Durante toda a manhã de hoje, autoridades, palestrantes e público interessado no tema em discussão também estiveram presentes no auditório da Casa da Indústria acompanhando o segundo seminário do projeto Motores do Desenvolvimento.

Além da abertura oficial do evento, foi realizado o 1º Bloco Técnico sobre Petróleo e Gás no RN. O tema foi conduzido com as palestras "Petróleo, Gás e a Economia do RN", proferida pela diretora de Gás e Energia da Petrobrás, Maria das Graças Foster; e "Novas Oportunidades em Petróleo e Gás do RN”, tema abordado pelo superintendente de Promoção de Licitações da ANP, Paulo Alexandre Silva.

* Atualizada às 15h44 para acréscimo de informações.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas