sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

‘Leão’ chefiará novo cartório

- Publicidade -

É tão forte o lobby que ganhou “urgência”, na Câmara, o projeto do governo Lula que extingue a licitação para a definição de empresas que exploram o setor de armazéns alfandegados, os “portos secos”. Pelo projeto, que cria um novo cartório no País, o secretário da Receita Federal é quem vai dar as concessões. Treze grandes empresas que exercem a atividade com base em liminares, porque não se submeteram a licitação, apóiam a mudança.

Saída ‘honrosa’

Na lista de “cassáveis” do mensalão, o deputado Pedro Henry (PP-MT) tenta uma saída: o amigão de Lula quer virar conselheiro do Tribunal de Contas do seu Estado. O cargo exige “reputação ilibada” dos pretendentes.

Frase

“Não peguei dinheiro de ninguém”

Deputado Pedro Corrêa (PE), presidente do PP, na lista da cassação do Conselho de Ética

Se beber, dirija

A oposição quer apurar por que a Assembléia capixaba pagou uma multa do motorista do presidente da Casa, o tucano César Colnago. O bebum foi “bafometrado”, em agosto, com mais álcool que carro flex, e não foi punido.

Céu de brigadeiro

Derrotado na sucessão de Carlos Wilson na presidência da Infraero, a partir de 15 de fevereiro, o ex-deputado Airton Soares agora quer a cobiçada vaga de representante da estatal no conselho de administração da Embraer.

Está explicado

Relatório confidencial do Ministério da Justiça explica a insegurança no Pará, governado pelo tucano Simão Jatene: só há um policial militar para cada 562 habitantes. No Acre, são 221. A média nacional é de 1 para 453.

Herança do Barbalho

O substituto do ministro Carlos Velloso no Supremo Tribunal Federal, a ser anunciado, herdará três inquéritos envolvendo o deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) em escândalos de corrupção com o dinheiro público.

Aviso 

Voltando a depor na CPI, Duda Mendonça deve observar o sábio conselho de Millôr Fernandes: “Jamais diga uma mentira que não possa provar”.

Amigo brasileiro

Cláudio Baeta, publicitário brasileiro, está entre os mais queridos amigos do presidente eleito de Portugal. Pelas mãos de Cavaco Silva, então primeiro-ministro, aquele país trocou o atraso pela prosperidade – daí a sua eleição.

Inferno à vista

A oposição quer derrubar a medida provisória nº 269, que em dezembro criou 5.199 cargos para a petelhada. Se a MP for rejeitada, tudo será anulado, incluindo 400 novos cargos (já preenchidos) no Itamaraty.

Vitória apertada

Os líderes acertarão hoje com o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, para votar amanhã o fim da coligação nacional. Acredita-se que a verticalização vai ser derrotada por uma diferença de dez a doze votos, no plenário.

Devolução imediata 

Suplente de Severino Cavalcanti, o deputado Carlos Batata (PFL-PE) irá ao Ministério Público para que o presidente Lula, “em campanha”, devolva à União o que gastou no seu comício em Queimados (RJ), sexta (20).

Para inglês ver

Dono de rede de lojas em Oxfordshire, John Hudson, 40, falou por telefone ao jornal This is Oxfordshire sobre o assalto a mão armada, domingo, no Rio, com mais 32 turistas: “As autoridades só se importaram quando denunciamos à imprensa”, diz Hudson, que suspeita de roubo planejado.

Caro autismo

O senador engenheiro Alberto Silva (PMDB-PI) revelou ontem que entregou há meses à Casa Civil do Palácio do Planalto sugestões para baratear os custos de recuperação de rodovias. Foram solenemente ignoradas.

Cargo mantido

Surtiu efeito a reação de Ronaldo Caiado (PFL-GO), da Comissão de Agricultura da Câmara. Em carta ao ministro Roberto Rodrigues, dia 19, ele protestou contra a demissão da especialista Tânia Lyra, que havia opinado pela não existência de aftosa no Paraná, o que ficaria provado depois. O ministério garante que ela continua diretora de Programas da Área Animal.

Lançamento

O jornalista Leonardo Attuch lança hoje em Brasília o seu livro “A CPI que abalou o Brasil” (ed. Futura, São Paulo), com prefácio do deputado tucano Gustavo Fruet (PR). Será às 19h na Livraria Siciliano do Parkshopping.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas