terça-feira, 19 de março, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 19 de março, 2024

Legado maldito: carente de valores

- Publicidade -

Walber Gonçalves de Souza
Professor

A formação humana, entre outras coisas, passa pela apropriação de valores e princípios. Acabamos refletindo em nossas vidas o que acreditamos, pensamos, os valores e princípios que temos. A formação da sociedade, segue o mesmo raciocínio.

Daí a importância de que os valores e princípios em que as pessoas passam a acreditar, sejam realmente pertinentes com aquilo que podemos chamar e caracterizar de humano.

Quando pensamos em valores e princípios acaba aflorando em nós a ideia de honestidade, compaixão, zelo, cuidado, caridade, fraternidade, retidão, justiça, amor, educação, respeito… tudo aquilo que engrandece o ser humano.

Estamos precisando repensar os nossos valores, repensar o que damos valor, repensar o que acreditamos ter valor. Estamos precisando repensar quais são os valores que estamos deixando para os nossos filhos e filhas. Estamos precisando repensar quais são os valores que recheiam as nossas relações interpessoais.

Se a sociedade reflete os valores que temos e acreditamos, pare uns minutos e faça uma lista mental de quais são aqueles que estão reinando em nosso meio?! Quais são os valores que vem se destacando e direcionando a vida das pessoas?!

Converse com os nossos jovens e adolescente, veja qual é a percepção que eles têm da nossa sociedade, qual a percepção que eles têm da vida. Às vezes em sala de aula, comentando sobre algum assunto que é pertinente ao contexto atual da nossa sociedade, as reflexões em muitos casos são as mesmas, a grande esmagadora maioria dos nossos jovens e adolescentes não acreditam em mais nada, não acreditam em todos aqueles valores que foram citados no início deste texto. E se eles pensam assim, a responsabilidade é nossa, pois são os valores e princípios que eles estão aprendendo de nós adultos, através dos nossos atos e pensamentos.

Estamos deixando um legado estranho, desumano, um legado em que os valores estão totalmente invertidos. A percepção que se tem é que o crime compensa; que a impunidade nunca deixará de existir, haja visto os constantes casos que se escancaram debaixo dos nossos olhos todos os dias; que com “jeitinho” sempre se resolve as coisas; que a mentira alimenta a dita “justiça”; que a aparência vale mais que a essência; que o ser nunca sobressairá sobre o ter, pois é quem tem grana é quem manda. Infelizmente, este é o legado que de fato estamos deixando. Por mais que falamos o contrário é isto que a moçada está pensando.

Os interesses se tornaram tão pessoais, que defendemos bandidos, para continuarmos “bonitos na fita”. Só que esquecemos que a moçada nova está de olho naquilo que fazemos. Assim, ela aprende a ser omissa, a não ter coragem, a achar que o errado também pode ser visto como uma pequena falha, que sempre vai existir, e por isso não precisa ser banida e nem tão pouco combatida. Perpetuando assim, de forma indireta, uma sociedade com ares de falência.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas