quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Legislativos em alerta

- Publicidade -
Notas e Comentários
Com as repercussões das iniciativas do Ministério Público para investigar funcionários fantasmas na Assembleia do Rio de Janeiros, os Legislativos dos demais estados estão em alerta com a possibilidade de medidas semelhantes serem deflagradas ou as que já iniciaram se intensificarem.
Crédito suplementar
O chefe do Gabinete Civil do governo, Raimundo Alves, e o secretário de Gestão de Projetos, Fernando Mineiro, devem intensificar as articulações na Assembleia Legislativa para a aprovação do projeto de lei que autoriza a abertura de crédito extraordinário de R$ 1,7 bilhão no orçamento estadual. Ontem, ao conceder entrevista à rádio 96 FM, a governadora Fátima Bezerra disse não ter dúvida de que o projeto vai ser aprovado pelos deputados estaduais. Ela reafirmou que o crédito é para garantir a dotação necessária ao pagamento dos salários de dezembro e do décimo terceiro.
Álvaro e Girão
O prefeito Álvaro Dias e o deputado federal General Girão visitaram a Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo, no bairro de Felipe Camarão. Trata-se da unidade que será transformada na primeira escola Cívico-Militar do Rio Grande do Norte. “Haverá um grande investimento e queremos que ela se torne modelo, não apenas para nosso estado, mas para o País”, enfatizou Álvaro Dias. O prefeito de Natal agradeceu “o esforço do general Girão na obtenção dos recursos necessários para a implantação do projeto”.
Homenagem do TCE
O Tribunal de Contas do Estado entregou ontem a Medalha do Mérito Governador Dinarte Mariz a onze homenageados “por terem contribuído com o Estado com realizações no campo cultural, político, administrativo e técnico-científico”. Entre os homenageados estavam a governadora Fátima Bezerra, o presidente da Fecomércio, Marcelo Querioz, a vereadora Eleika Bezerra, o deputado Gustavo Carvalho, o procurador Jorge Ivan Cascudo Rodrigues, o ex-deputado João Batista Montenegro, a Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer, o bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana, a professora Selma Jerônimo, o economista Tasso Dantas e o auditor federal de finanças e controle da Controladoria Geral da União, Wagner Rosário. Durante a solenidade, o conselheiro Tarcísio Costa destacou a necessidadde de “combate incessante à má utilização de recursos públicos”.
420 anos 
A Câmara Municipal de Natal lançou projeto “Natal: Quem Ama, Valoriza”, em comemoração aos 420 anos da cidade.
Segundo turno
A mais recente edição da revista Veja mostra que em um eventual segundo turno da disputa pela Presidência da República, Jair Bolsonaro (sem partido) venceria o petista Luiz Inácio Lula da Silva, com uma diferença de cinco pontos percentuais. Bolsonaro teria 45% e Lula, 40%. Já se os adversários no segundo turno fossem o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e Lula, o ex-juiz teria uma vantagem de nove pontos percentuais. Moro aparece com 48% e o petista, com 39%. A pesquisa foi feita pelo instituto FSB, em parceria com a revista Veja. O instituto realizou 2 mil entrevistas, por telefone, entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro, nos 27 estados brasileiros. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
Defesa blindada
O presidente Jair Bolsonaro optou por blindar despesas ligadas aos ministérios da Defesa e da Ciência e Tecnologia de bloqueios de verba no ano que vem, destacou o jornal O Estado de S. Paulo. Bolsonaro decidiu, porém, não livrar de eventuais tesouradas os gastos com compra de equipamentos para escolas infantis e de medicamentos para doenças raras, previstos no Orçamento de 2020. A medida contrariou a equipe econômica, que havia recomendado ao presidente vetar qualquer tipo de tratamento diferenciado a ministérios na hora de contingenciar verbas. A estratégia é utilizada quando o governo enfrenta dificuldades para cumprir as metas fiscais. Neste ano, os sucessivos bloqueios de recursos ameaçaram paralisar o funcionamento da administração pública federal.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas