quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Lei Kandir será debatida no Senado

- Publicidade -

Brasília (Ag. Senado) – A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza nesta terça-feira, dia 30, audiência pública para discutir a Lei Kandir, que desobrigou de pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) as exportações de produtos industrializados, semi-elaborados e primários. Os Estados exportadores alegam perda de receita com a Lei Kandir, que entrou em vigor em setembro de 1996.

Foram convidados para a audiência pública os governadores de São Paulo, Cláudio Lembo; Minas Gerais, Aécio Neves; Espírito Santo, Paulo Hartung; Rio Grande do Sul, Germano Rigotto; e Pará, Simão Jatene. Também deverão tomar parte dos debates o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Júlio de Almeida, e o presidente interino do Conselho Nacional de Política Fazendária, Bernardo Appy.

A CAE, presidida pelo senador Luiz Otávio (PMDB-PA), também deve votar na reunião de terça-feira a recondução, por mais um ano, de Elizabeth Maria Mercier Farina para a presidência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Ministério da Justiça. O colegiado também deve votar mensagens que reconduzem três conselheiros ao Cade. São eles: Luis Fernando Rigato Vasconcellos, Luiz Carlos Thadeu Delorme Prado e Ricardo Villas-Bôas Cueva. Se aprovadas, as indicações serão submetidas ao Plenário do Senado.

Antes da audiência pública e das votações para o Cade, a CAE realiza reunião ordinária destinada a analisar uma série de proposições, entre elas a mensagem presidencial que autoriza o estado do Pará a realizar operação de crédito externo no valor de US$ 42,6 milhões a ser aplicado na melhoria das rodovias estaduais.

Consta da pauta ainda a apreciação, em decisão não terminativa, do projeto de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que isenta as cooperativas de crédito e de consumo do pagamento da Cofins.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas