quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Lei seca

- Publicidade -

Vicente Neto – interino
[email protected]

O Departamento Estadual de Trânsito divulgou um balanço das blitzen realizadas no ano passado. Foram fiscalizados 41.211 motoristas, dos quais 3.959 autuados. O número de autuações por crime de trânsito caiu 74%. Não porque os motoristas estão mais conscientes, observando o apelo “se beber não dirija”, mas pela recusa em fazer o teste do bafômetro quando são parados nas barreiras policiais. O Rio Grande do Norte tem hoje 758.138 condutores habilitados e cadastrados no Detran.

Municípios
O Tesouro Nacional divulgou ontem o fator de multiplicação que define o valor da segunda cota do Fundo de Participação, tanto dos Estados, como dos municípios: 0,5032. Trocando em miúdos, isso significa R$ 47,1 milhões para o governo do RN, já descontados os 20% do Fundeb, e R$ 102 mil para os municípios com até 10.188 habitantes. É com o dinheiro da segunda cota que os prefeitos repassam o duodécimo da câmara de vereadores.

Bloco noves fora
O ideal é não fazer. Mas, se os prefeitos de Areia Branca, Tibau e Grossos quiserem realizar despesas para garantir o carnaval deste ano terão de provar que a folha salarial dos servidores está em dia, inclusive o com o 13° salário. E fazer um comparativo entre o que pretendem gastar este ano e o que foi gasto no ano passado. A recomendação é do Ministério Público.

Enem
A partir de hoje, os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem-2017) podem conferir como foi o desempenho nas provas. A exceção são os treineiros, que só terão os resultados divulgados depois de 60 dias – mesma data em que o Inep vai disponibilizar o espelho da redação.

Água
As tarifas de fornecimento de água e coleta de esgotos de Natal vão subir 4,36% a partir de 1° de março. A autorização foi dada pela Agência Reguladora (Arsban) e Conselho Municipal de Saneamento Básico.

Desperdício
Vídeo postado ontem no Zap Municipalista, grupo do WhatsApp formado por assessores das prefeituras do Rio Grande do Norte, mostra vazamento na  adutora de engate rápido que leva (a preciosa) água da Barragem Santa Cruz, em Apodi, para cidades do Alto Oeste. O internauta que fez a filmagem garante que aquele é apenas um de quatro vazamentos na tubulação.  E, mais preocupante: não é coisa de agora. Segundo ele, já faz “um certo tempo” que a água jorra atingindo uma altura de quase seis metros. Não custa lembrar: a barragem Santa Cruz está com apenas 85,7 milhões de metros cúbicos, 14,3% da capacidade, que é de 599,7 milhões. De lá saem centenas de caminhões-pipa, todos os dias, com água para cidades do RN e da Paraíba.

Dorian Gray
Com uma exposição de tapeçaria na Galeria Sesc Cidade Alta, o Serviço Social do Comércio presta homenagem ao artista plástico Dorian Gray Caldas, que morreu em janeiro do ano passado. A tapeçaria, elaborada entre as décadas de 1970 e 1990, integra o acervo da Fecomércio/RN. Aberta ontem, a exposição “Cores e Ofícios: os tapetes de Dorian Gray” ficará em cartaz até 9 de fevereiro, segunda a sexta, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Sanderson
A missa do 30° dia, em memória do escritor Sanderson Negreiros, será celebrada nesta sexta-feira, 18h30, na Igreja Santa Teresinha, em Natal.

Cinema
O jornalista Woden Madruga foi agraciado com a Menção Especial comemorativa do 30º aniversário do Festival de Cinema de Natal, em reconhecimento e gratidão pela cobertura jornalística e o apoio dado ao Festival através da Fundação José Augusto. O certificado, que foi entregue a Woden pelo escritor Valério Mesquita, é assinado por Iaperi Araújo, presidente do Conselho Estadual de Cultura; Eimar José Carneiro Marinho, presidente do Grupo de Amigos do FestNatal; Valério Alfredo Mesquita, presidente do Conselho Consultivo do Festival; Valério Marinho de Andrade, criador do FestNatal.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas