terça-feira, 23 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Leitor

- Publicidade -
Itamar Ciríaco [email protected]
Sempre acreditei que o jornalismo tem uma função social importante. É nesse espaço que podemos debater, sugerir e ajudar a sociedade na busca pelo progresso. O esporte não é diferente da economia ou da política. Aqui também há espaço para influenciar no desenvolvimento da cidade e do Estado. Na semana passada postei algumas notas mostrando a importância do esporte no desenvolvimento econômico, sugeri e apontei exemplo de como o RN poderia buscar alternativas e apontei as nossas potencialidades. O leitor José Wilson Gomes Netto, advogado, a quem agradeço a atenção, enviou um texto comentando a nota e, com a autorização do mesmo, reproduzo aqui na coluna.
Leitor 1
“Como leitor de sua coluna na TN, hoje observei e gostei muito dos comentários que fez com referência às potencialidades esportivas do nosso estado, como um todo, e de Natal, principalmente, com relação as possibilidades de envolvimento do trade turístico como um todo.
Realmente, é lamentável o descaso que vem ocorrendo há muito tempo no RN e, principalmente, em nossa ainda bela capital, apesar do grande potencial turístico que possui, com relação às atividades esportivas mais chamativas que existem, não só em nível nacional como também mundial.
Você faz referências as corridas de rua (maratonas e eventos mais simples), e a grande perda que houve no caso do projeto da construção da marina na foz do rio Potengi, que o MP e as “autoridades” da época vetaram por motivos injustificáveis. Esses tipos de projetos já existem em várias cidades do mundo (Monte Carlo, Nápoles, Barcelona, Marselha, todas as ilhas do Caribe, Miami, várias cidades da Ásia, entre outras), todas com grande sucesso, por exatamente reunir no mesmo ambiente pessoal e empresa com grande potencial econômico/financeiro.
Infelizmente, aqui em Natal não deu certo, trazendo um  grande prejuízo. Infelizmente. É o nosso destino.
Agora, a nível de complemento ao seu excelente e oportuno assunto, tomo a liberdade de lembrar que se houvesse realmente políticos e/ou empresários dispostos a fazer/trazer grandes eventos esportivos para o nosso estado, como por exemplo surf (aproveitando o sucesso olímpico de Ítalo Ferreira), as corridas de ruas de datas festivas, torneios de futebol, aproveitando o belo estádio Arena das Dunas, ralis, entre outros, passaríamos a ser considerados no mundo esportivo nacional, principalmente, um excelente destino também turístico em nível de nordeste, sempre lembrado durante todo o ano.
Afinal de contas, Natal possuí ainda o melhor parque hoteleiro de todo o nordeste, e um dos melhores do país, com vários hotéis 5 estrelas.
 É uma pena o que vem ocorrendo no nosso estado, pois já faz, no mínimo, 20 anos que estamos estagnados em todos os sentidos, principalmente no ramo turístico, apesar da grande potencialidade, repita-se à exaustão. Esse fato se reflete do atraso e despreparo de grande parte do nosso quadro político, em geral, cada vez pior. É uma pena.”
Grande abraço.
José Wilson Gomes Netto – advogado.   
Menino de ouro
Uma das principais promessas do futebol espanhol, o meio-campista Pedri, do Barcelona, foi anunciado nesta segunda-feira como vencedor do prêmio Golden Boy, concedido ao melhor jogador sub-21 da Europa. O anúncio foi feito pelo jornal italiano Tuttosport, que entregará o troféu em cerimônia no dia 13 de dezembro. O Golden Boy é restrito aos atletas que disputam a primeira divisão das ligas nacionais do continente europeu. O jogador do Barça recebeu 318 pontos na eleição, contra 119 do inglês Jude Bellingham, do Borussia Dortmund, que ficou na segunda colocação. A eleição de Pedri chamou atenção pela forma expressiva como o jogador foi escolhido vencedor, com uma diferença de 199 pontos para Bellingham. Dos 40 jornalistas que formam o júri, 24 escolheram o espanhol, a maior vantagem da história da premiação, de acordo com o Tuttosport. O jornalista Alex Medeiros é fã do futebol do jovem jogador espanhol.
Stock Car
Após a 11ª e penúltima etapa da Stock Car, em Santa Cruz do Sul (RS), no domingo, apenas três pilotos permanecem com chances de título na temporada. São eles: Gabriel Casagrande, Daniel Serra e Thiago Camilo. Dos três, apenas Serra, tricampeão em 2017/18/19, já possui conquista na principal categoria do automobilismo brasileiro. Faltando apenas a etapa final em Interlagos, marcada para o dia 12 de dezembro, com 56 pontos máximos a ganhar, Casagrande tem larga vantagem na ponta com 336 pontos, enquanto Serra soma 311, e Camilo, 280. E graças aos grandes resultados deste domingo. Todas as pontuações já estão com os descartes dos quatro piores resultados do ano de cada piloto, conforme determina o regulamento da competição. O líder e favorito ao título nacional, o piloto da A. Mattheis Vogel Motorsport aumentou a vantagem após terminar na 4ª e 6ª posições das corridas da 11ª etapa, ficando na frente do tricampeão nas duas oportunidades. Serra fechou a prova 1 em 5º lugar, logo atrás de Casagrande, e terminou a corrida 2 em 10º, após largar em sexto, mas não conseguiu bom desempenho.
Voleibol
O Funvic Educacoin Natal volta a reencontrar a torcida natalense no próximo sábado (27), no ginásio Nélio Dias, na Zona Norte da capital potiguar. A partida, contra o Farma Conde São José, válida pela Superliga de Vôlei 21/22, terá início às 19h30, com transmissão pelo Canal Supervôlei. O time de Natal vem de vitória na competição. Na noite do último sábado (20), no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), o Funvic derrotou o Azulim/Gabarito/Uberlândia por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 25/18 e 25/22.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas

Negação