Leocádio acredita que vai chegar ao segundo turno; candidato não comenta agressão

Publicação: 2020-11-15 14:22:00
O candidato a prefeito de Natal Sérgio Leocádio (PSL) votou, no início da tarde deste domingo (15), no Conacan, de Candelária, zona Sul de Natal. Acompanhado por aliados, o candidato disse que acredita que chegará ao segundo turno, mas disse que tem "sensação de dever cumprido".
Créditos: Alex RégisSérgio Leocádio votou no Conacan, em CandeláriaSérgio Leocádio votou no Conacan, em Candelária
Em seu local de votação, após votar, Leocádio disse que sua campanha propôs algo diferente à população de Natal e disse que acrdita que chegará ao segundo turno. Porém, o candidato também ponderou que, caso não tenha sucesso, estará com a consciência tranquila.

"Quando mostramos a algemas é para mostrar a diferença, que tem alguém novo, que quer combater a corrupção. Eu acho que esse momento é o momento do povo decidir, eu acho que o bacana da democracia é isso. Se eu estiver no segundo turno, beleza. Se eu não chegar no segundo turno, eu saio com a sensação de dever cumprido" disse. 

Indagado sobre o episódio da manhã na UnP da Engenheiro Roberto Freire, onde ele agrediu profissionais da Tribuna do Norte, Leocádio preferiu não comentar. "Nada a declarar".

Caso
Na manhã de hoje, a reportagem da Tribuna do Norte estava na UNP para acompanhar a votação, quando o candidato chegou ao local acompanhado por algumas pessoas. Ao avistarem Sérgio Leocádio, o repórter Ícaro Carvalho foi até o candidato para entrevistá-lo. No entanto, quando estava com o celular gravando, Leocádio agarrou o telefone celular e disse que não fala com a imprensa e fez acusações sobre suposto favorecimento a outros candidatos.

O repórter fotográfico Magnus Nascimento registrava a entrevista, quando o candidato disse que ele não fizesse as fotos e apontou o dedo no rosto do profissional de imprensa. Além disso, Leocádio arrancou a máscara do repórter fotográfico e pessoas que acompanhavam o candidato (um utilizando algemas penduradas no pescoço) xingaram a equipe.


Nota da TRIBUNA DO NORTE: 
O Sistema Tribuna de Comunicação se solidariza com os repórteres Ícaro Carvalho e Magnus Nascimento pelas agressões sofridas, durante o desempenho de suas atividades profissionais, por parte do candidato Sérgio Leocádio (PSL). 

O violento episódio  protagonizado pelo candidato a prefeito de Natal, diante de uma simples pergunta sobre o processo eleitoral, foi incompatível com a posição de quem se propõe a administrar uma cidade, mas até mesmo com as regras de convivência em uma sociedade democrática. 

Ameaçar ou agredir fisicamente um jornalista é próprio de ditaduras, não de democracias.

O contumaz discurso hostil e intimidatório  do delegado Sérgio Leocádio, sempre presente durante a campanha eleitoral, é um comportamento inadmissível por parte de um candidato e condenável por todas as instituições e cidadãos comprometidos com um processo eleitoral livre e democrático. 

O Sistema Tribuna tomará  as providências legais cabíveis para a reparação dos danos causados aos seus conceituados jornalistas.









Leia também: