sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Levando arte num teatro inflável

- Publicidade -

ESTRUTURA - Circuito Estrada Fora está no Seaway

O Circuito Estradafora, projeto da ONG/grupo paulista Teatro de Tábuas, está desde ontem em Natal com sua estrutura itinerante de cultura e lazer, no estacionamento do shopping SeaWay. A programação inclui atividades para educadores, alunos e comunidade em geral por meio de teatro e exibições de filmes. O teatro tem estrutura inflável, e todo o aparato de som e luz.

Neste dia 15 de novembro, as apresentações serão abertas para o público em geral, e a entrada é gratuita tanto para cinema quanto para teatro. As sessões serão às  10h, 16h e 19h. O grupo, que é apoiado pela Visa, está em turnê pela região Nordeste pela primeira vez em dois anos desde que começou suas andanças culturais.

Após Natal, o Estradafora percorrerá outros municípios do Estado. Cidades potiguares visitadas: Natal, até 16/11; São Vicente, 20 e 21/11; São José do Seridó, 23 e 24/11; São João do Sabuji, 27 e 28/11; Serra Negra do Norte, 30/11 e 01/12.

A peça teatral selecionada para as apresentações é “Auto da Passagem”, cujo  texto é de José Ernesto Bologna. É um espetáculo cujo foco central é o universo adolescente, que discute temas como drogas, sexualidade, gravidez precoce e o próprio valor da vida. Assim, procura unir aprendizado e entretenimento para encontrar uma maneira eficaz de falar do equilíbrio físico, psíquico e emocional do adolescente.

Já os filmes foram escolhidos pensando em atender a um público de todas as idades. São três produções nacionais, sucessos de bilheteria: “O homem que copiava”, de Jorge Furtado; “Deus é Brasileiro”, de Cacá Diegues e o infantil “Tainá – Uma aventura na Amazônia”, de Tânia Lamarca e Sergio Bloch. A expectativa é atender a um público de 1 mil espectadores por dia em cada cidade. Segundo Daniel Salvi, um dos fundadores do Teatro de Tábuas e atual coordenador do circuito, o Penaestrada objetiva tornar os bens culturais acessíveis à população geral, de todas as idades e classes sociais.

“Foi isso que atraiu a Visa ao nosso projeto: a educação de forma lúdica”, afirma. Esse projeto do grupo teatral e ONG estreou em março de 2004, e já passou por 14 estados do País, e cerca de 120 cidades – boa parte delas, no interior de São Paulo. Agora, o Nordeste entrou na rota.

O Teatro de Tábuas, uma organização não-governamental, localizada em Campinas, interior do estado de São Paulo. O trabalho começou em 1999 como uma companhia de teatro, mas que hoje atua em diversas cidades do país, realizando projetos de formação de público, congressos pedagógicos e oficinas culturais.

Serviço:
CIRCUITO ESTRADAFORA. Em Natal, até dia 16/11.
Horários: Teatro – 8h e 14h; Cinema – 10h, 16h e 19h. No estacionamento do Shopping Seaway. Obs.: os ingressos (gratuitos) para o dia 14 e 16 já estão esgotados pois foram distribuídos para estudantes das escolas publicas de Natal.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas